A Claro continua acelerando para habilitar cada vez mais a transformação digital, que vem acontecendo a cada dia, para conectar as pessoas a tudo que elas precisam. Seguindo esse objetivo, a operadora, que foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel do Brasil, inclusive o 4.5G e o 5G DSS, acaba de fechar parceria com a Speedbird Aero, empresa com soluções e tecnologia disruptiva de drones no país.

Pré-Evento 100% Online:
DroneShow e MundoGEO Connect, 10 a 21 de maio

“A Claro segue inovando e sempre presente na criação de novas soluções e produtos que possam maximizar a conectividade de seus clientes para uma vida mais produtiva e divertida. E, com essa parceria a operadora embarca junto com a startup no desafio de desbravar e acelerar o processo de logística aérea não tripulada no Brasil, por meio de um sistema 100% automatizado, que funciona com infraestrutura de rede celular 4G LTE e 5G. Com a chegada do 5G no Brasil e o seu desenvolvimento contínuo, as possibilidades serão exponencialmente ampliadas na conexão de máquinas e processos, devido à alta velocidade, alta capacidade de concentração de tráfego, baixa latência (tempo de resposta para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro) e alta confiabilidade”, comenta Marcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro. 

Enquanto se aguarda o leilão da tecnologia 5G, os testes técnicos avançam com rapidez na Claro. Pioneira em parcerias com clientes corporativos e com empresas do ecossistema de inovação aberta, a Claro demonstra as potencialidades da tecnologia 5G para a Indústria 4.0 e colabora na criação de novas soluções e produtos.

E, por meio de mais uma parceria inédita, a Claro passa a ter exclusividade no fornecimento de soluções em conectividade para todos os clientes da Speedbird Aero, por meio de suas redes 4G e 4,5G e 5G. “O setor de logística da Claro, impulsionado pela busca constante de inovações, vem atuando em várias frentes que possam trazer ainda mais qualidade e agilidade no processo de entrega, automação e multicanalidade para o atendimento aos clientes. Aliando o pioneirismo das marcas Claro e Speedbird, a operadora será a primeira empresa do país, no mercado de telecom, a possuir o drone de carga, com rotas aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com rotas aprovadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)”, afirma Hamilton Ricardo Pereira da Silva, diretor de Logística da Claro.

“As características de uma operação de entrega por drone exigem que a aeronave saia do campo visual do operador. Portanto, em áreas urbanas, a melhor forma de manter link de comando e controle de nossas aeronaves é através de uma infraestrutura de telecomunicações confiável. Com a Claro teremos a oportunidade de expandir nossa capacidade de telecomunicação, e com a rede 5G vamos garantir ainda mais que nossos drones permaneçam conectados para maior consciência situacional e posicionamento preciso”, comenta Samuel Salomão, chefe de produto (CPO) da Speedbird Aero.

Atualmente, a Speedbird figura entre as principais empresas de drone delivery do mundo. No Brasil, já opera com autorização da ANAC para voo experimental, com rotas em Campinas e Franca, no Estado de São Paulo, com entregas para empresas de delivery de comida e e-commerce. A Claro segue em conjunto com a startup realizando estudos de soluções com o drone delivery em novas rotas, mediante autorizações junto a ANAC e respeitando todas as normas vigentes que regulam o setor.

Sobre a Speedbird Aero

A Speedbird Aero é a primeira empresa do Brasil e América Latina a utilizar drones para o transporte aéreo de produtos e medicamentos com capacidade de até 8kg. Desde janeiro de 2018, a Speedbird vem desbravando o setor de delivery com drones e já efetuou várias entregas em solo brasileiro. Em 2020 obteve o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental para uma aeronave multirotor com propósito para realizar logística aérea não tripulada, ou seja, transporte e entrega de produtos por drone. A empresa continua com o objetivo de ampliar as aprovações através da certificação aeronáutica de suas aeronaves e sistemas de operação.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. É líder em TV por Assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional, e também na implantação do 5G DSS que, por meio de um recurso de compartilhamento de frequências que permite a utilização do espectro atual já alocado, oferece conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.