No dia 13 de abril aconteceu a live Descubra como Utilizar as Ferramentas e os Dados de Monitoramento do Cerrado, com mais de 550 participantes entre a plataforma de webinar e o YouTube.

No evento, online e gratuito, pesquisadores do Projeto FIP Monitoramento do Cerrado mostraram como usar as ferramentas que fazem parte dos Sistemas de Prevenção de Queimadas e de Monitoramento da Cobertura Vegetal no Bioma Cerrado.

As ferramentas que foram apresentadas são gratuitas e estão disponíveis ao público em geral no site das instituições. Assista o replay na íntegra:

No evento, uma parceria entre o Projeto FIP Monitoramento Cerrado e o MundoGeo, o coordenador técnico do Projeto e Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jean Ometto, o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do INPE,  Cláudio Almeida, e o coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pesquisador e professor, Britaldo Soares, explicaram as funcionalidades das plataformas.  

Workshop Monitoramento do Cerrado

A live do dia 13 de abril foi uma prévia do que será apresentado no Workshop Monitoramento do Cerrado, que acontecerá de 27 a 29 de abril. Durante o evento, será abordada a capacidade do Brasil no monitoramento da cobertura vegetal, na prevenção de riscos de queimadas em vegetação e na estimativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Os participantes receberão certificados ao final do evento. As inscrições para o Workshop já estão abertas aqui.

Tanto a live como o Workshop são destinados a estudantes, pesquisadores, jornalistas e interessados no bioma Cerrado.

Projeto FIP Monitoramento Cerrado

O Projeto FIP Monitoramento Cerrado promove a capacidade institucional do Brasil na prevenção de queimadas em vegetação e no monitoramento da cobertura vegetal do Cerrado.

Seus objetivos são:

  • Monitorar e fornecer informações a cobertura vegetal;
  • Monitorar e fornecer informações sobre riscos de queimadas;
  • Estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) associadas às queimadas.

Apoiado por doação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD, Banco Mundial) à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), o Projeto FIP Monitoramento Cerrado é executado em cooperação técnica e gerencial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).