A Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – Regional São Paulo (ABEC-SP) está com um formulário aberto para analisar os Impactos das restrições impostas – Coronavírus/Covid-19 – nas atividades profissionais e empresariais dos engenheiros cartógrafos.

No ano passado, a ABEC-SP retomou os levantamentos feitos no departamento de Cartografia da Unesp, de 1995 a 2010, sobre as condições do mercado de trabalho da Engenharia Cartográfica, com dois objetivos:

  • Atualizar o conhecimento acerca do mercado de trabalho
  • Conhecer o impacto causado pela epidemia Coronavírus/Covid-19 no trabalho dos engenheiros cartógrafos.

As respostas apontaram que de trinta empresas apenas seis tiveram dificuldades de manter os seus pagamentos em dia (tributos, salários e fornecedores), e que 16 empresas tiveram que negociar com alguns de seus clientes os recebimentos que atrasavam. A expressiva maioria das empresas optou pelo home office.

A ampla maioria dos cartógrafos então passou ao trabalho profissional feito de casa, porém com prejuízo das condições morais, emocionais e psicológicas pessoais e familiares.

A crise pandêmica impactou até o ponto de alguns colegas, a minoria felizmente, atrasar o pagamento de suas contas (compromissos). Isto porque, para 28%, houve diminuição da renda mensal. Menos mal que a maioria (~70%) manteve os proventos mensais e apenas 2% incremento de renda em relação ao tempo anterior à pandemia. E que metade dos respondentes informou que dedicava ao trabalho o mesmo número de horas semanais como anteriormente, mas que para ~25% a dedicação ao trabalho aumentou e outros ~25% diminuíram as horas semanais.

Estes são alguns aspectos da situação que o levantamento mostrou. Mais informações, como áreas de trabalho, tarefas e gestão, podem ser obtidas nos canais da ABEC-SP no YouTube, Facebook e Instagram.

O questionário 2021, ora disponibilizado, pretende obter os dados para avaliar a situação atual e compará-la à anterior. Este processo de obtenção do conhecimento sobre o mercado de trabalho possibilita a cada um analisar a sua situação profissional face aos parâmetros médios, bem como os gestores de empresas compreenderem as necessidades de seus colaboradores.

Para responder o questionário, basta clicar no link https://forms.gle/Q89RqLrgWvHLsMoQA