A editora Oficina de Textos anuncia o lançamento do livro Monitoramento DInSAR para mineração e geotecnia, dos autores Waldir Renato Paradella, José Claudio Mura, Fabio Furlan Gama

Saiba como Brumadinho deformou antes de romper por liquefação. Conheça a tecnologia que monitora à distância, por satélite, as deformações de taludes, bancadas de exploração em cavas de minas e barragens, bem como outras superfícies de interesse.

Monitoramento DInSAR para Mineração e Geotecnia explica a tecnologia SAR (Synthetic Aperture Radar) e relata suas aplicações em diversas fronteiras da indústria mineral, desde o monitoramento de deformações na superfície de “alvos” nas frentes de exploração de empreendimentos minerários até como ferramenta para a fiscalização das atividades de mineração pelo poder público.

O livro explica os conceitos básicos de radares imageadores e da tecnologia SAR, suas vantagens e limitações; traça um histórico da utilização de sistemas de radares; explica a tecnologia de interferometria diferencial SAR (DInSAR) orbital e seu uso no monitoramento de deformações em terrenos, incluindo as técnicas avançadas SBAS, IPTA e SqueeSAR.

Apresenta casos reais de monitoramento de taludes de cavas, de pilhas de estéril e de barragens de rejeitos.

Em Monitoramento DInSAR para Mineração e Geotecnia, os autores compartilham sua vasta experiência na área para apresentar essa técnica inovadora a leitores com pouco ou nenhum conhecimento em SAR, mas que desejam entender melhor a tecnologia e sua aplicação em mineração, geotecnia, encostas naturais ou em outros desafios que envolvem monitoramento de movimentos do terreno.

O livro está disponível para compra na livraria técnica online www.lojaofitexto.com.br.

No. de páginas: 160 | Formato: 16 x 23 cm| Preço: R$ 72,00
ISBN: 978-65-86235-19-7| Acabamento: brochura