As Inspeções são procedimentos que tem como objetivo avaliar e investigar determinados serviços, produtos ou ambientes para poder detectar possíveis anomalias ou condições perigosas.

Para facilitar esse processo, o drone é uma tecnologia que vem sendo aplicada, se tornando cada vez mais útil nas inspeções que antes eram realizadas por grupos de inspetores de linha, que subiam em altíssimas torres de transmissões.

Desta forma, para se conduzir uma inspeção detalhada antes eram necessárias várias horas, devido à dificuldade de se movimentar ao redor de estruturas imensas e potencialmente letais.

Com um potencial para reduzir os custos e riscos, devido ao baixo custo, se comparado a uma inspeção manual e pela agilidade do serviço, o drone percorre mais rapidamente todo o perímetro a ser inspecionado, podendo voar de maneira segura mais perto das torres proporcionando uma imagem mais clara. Além disso, os ângulos captados pelos drones não são conseguidos através de vistoria realizada por helicópteros.

Quais são as vantagens de realizar uma inspeção com drones?

Inúmeras são as vantagens para a implementação de drones em inspeções:

1 – Economia

Para realizar uma inspeção, as empresas precisam basicamente de pessoas e equipamentos como: andaimes, cordas, capacetes, redes de proteção entre outros.

Com a utilização do drone na inspeção, diminuirá consideravelmente a necessidade destes recursos, inclusive liberando-os para atividades de manutenção propriamente ditas, realizando o trabalho de forma muito mais rápida, em razão de sua praticidade e operacionalidade.

2 – Segurança

Realizar a inspeção com drones em locais altos, insalubres ou onde há risco de choque elétrico, ajudam na diminuição de acidentes de trabalho e do passivo de indenizações que as empresas têm de pagar anualmente.

Desta maneira, as áreas de segurança do trabalho de empresas de pequeno, médio e grande porte têm se interessado cada vez mais pela utilização de drones melhorando a segurança dos trabalhadores envolvidos diretamente na inspeção.

3 – Rapidez

Os drones são equipamentos que podem ficar prontos para voo em questão de minutos, uma vantagem enorme se levarmos em consideração o tempo necessário para montar um andaime, interditar uma determinada área para que aconteça a inspeção e escalar a equipe, gerando um ganho expressivo na produção.

Assim a inspeção pode ser realizada em menor tempo, coletando informações de localidades antes impossíveis e agir com um custo relativamente baixo, ganhando a oportunidade de inspecionar toda a área necessária e ainda tempo, entre uma inspeção e outra.

4 – Informação

Os drones fornecem dados que auxiliam na tomada de decisões, que não se baseiam somente em imagens aéreas, os drones podem ainda utilizar sensores termais, câmeras com zoom de altíssima qualidade e até gerar modelos tridimensionais para medir estruturas e até identificar pequenas rachaduras e anomalias invisíveis a olho nu.

Podem-se identificar automaticamente problemas que anteriormente seus operadores não conseguiriam identificar ainda durante o voo, ou softwares podem fazer posteriormente o processamento destas imagens para apontar as falhas e gerar relatórios sobre as condições do local inspecionado.

5 – Avaliações Aprimoradas do Projeto

É possível acompanhar seu andamento em tempo real e com maior liberdade de ângulos no projeto. Um ponto a ser destacado, é a velocidade no carregamento de imagens e do processamento na nuvem, o nível de detalhe e de precisão dos resultados.

A exportação dos resultados fica mais prática e simples, podendo obter maiores números de dados e informações, realizar avaliações com maior confiabilidade, antecipando erros ou necessidades de mudanças. Sendo capaz de avaliar os prazos do serviço e sua qualidade.

Onde posso aplicar uma inspeção com drones?

Existem muitas oportunidades de inspeção com drones, tais como:

  • Inspeção de fachadas de prédios, fábricas e condomínios;
  • Inspeção de telhados, chaminés, exaustores e tubos de ventilação;
  • Inspeção de pontes, viadutos e passarelas;
  • Inspeção de torres de energia, antenas, torres de celular, rádio e TV;
  • Inspeção rodovias e ferrovias;
  • Inspeção e acompanhamento de obras;
  • Inspeção de usinas eólicas e fazendas de energia solar;
  • Inspeção de plataformas de óleo e gás onshore e offshore.

Quais marcas e modelos são mais utilizados para inspeção com drones?

Há diversos modelos de drones, com câmeras e sensores para auxiliar no voo, na captação de imagens e vídeos, tornando o trabalho cada vez mais profissional.

A marca DJI destaca-se quando falamos em inspeção com drones. Podemos citar alguns modelos como Phantom 4 Pro, Mavic 2 Zoom, Mavic 2 Enterprise e Matrice 600 PRO.

Estes equipamentos têm excelente estabilidade e possuem capacidade para embarcar sensores termais, câmeras RGB de alta definição e câmeras com zoom.

Concluindo

Os avanços tecnológicos vêm causando uma verdadeira revolução no setor de inspeção. Hoje, diversas atividades podem ser otimizadas com a implementação dos drones, beneficiando diretamente as empresas e os envolvidos.

Como vimos, a utilização dos drones pode trazer inúmeras vantagens para sua uma empresa. Entre elas a redução de gastos, aumento de produtividade, diminuição de riscos e melhora nos relatórios através dos dados gerados.

Outra vantagem a ser destacada é a versatilidade. Além dos tipos diferentes de drones, é possível combinar com os inúmeros sensores, tornando um processo mais seguro e rápido podendo revelar problemas que antes não conseguiria com uma inspeção comum.

Essas informações permitem que você tenha uma visão muito mais detalhada da área em que está sendo coberta, assim facilitando na tomada de decisões.

Mais informações:
www.superst.com.br
comercial@superimportadora.com.br
(12) 2101-0698