Projeto no prazo, dentro da especificações e com mais segurança: o que é um sonho para alguns contratantes é realidade para a empresa CINQ, através de soluções da Leica Geosystems. 

A CINQ Desenvolvimento Imobiliário, situada em Goiânia (GO), elabora grandes projetos focados no usuário, baseados nos pilares Segurança, Conforto, Acessibilidade e Meio Ambiente, e, principalmente, preza pela máxima qualidade na entrega pelo compromisso que possui com seus clientes.

Os Consultores Técnicos da Leica Geosystems do Brasil, em conjunto com a equipe técnica da CINQ, estudaram as demandas recentes e o atual processo construtivo da empresa. A priorização pela qualidade e redução de custos, adotada como regra pela CINQ, levou à definição do sistema Leica iCON IGG3 para controle de máquinas, aplicado a uma motoniveladora. 

O sistema é orientado pela Estação Total Robótica Leica TS16, apoiado por um projeto 3D carregado no novíssimo painel MCP80 da Leica Geosystems, garantindo desvios mínimos com relação ao projeto.

O desenvolvimento do fluxo de trabalho ideal é parte da atividade fundamental na implantação da tecnologia. Este trabalho em equipe tem alavancado os números positivos da CINQ, o que a coloca no hall das empresas mais inovadoras do país em seu segmento.

No Brasil, a CINQ é pioneira em utilizar a tecnologia de machine control para a construção de condomínios horizontais. Com esta tecnologia, a CINQ economiza recursos, reduz retrabalho, aumenta a produtividade e garante maior qualidade em seu pavimento final. O sistema é usado em ruas, em quadras e em platôs, chegando no nível preciso que o projeto pede para a execução do serviço. 

Exatidão e Eficiência

De acordo com os responsáveis pela empresa, Paulo Henrique Ribeiro e Eduardo Oliveira, o motivo da definição pela implementação da Solução Leica Geosystems foi a exatidão e eficiência:

“Visamos alcançar um resultado que não apresente falhas, já que o erro estimado do Sistema é próximo de zero. Além de sua qualidade, que fornece uma forma mais prática, pois sua execução ocorre em menos tempo, menos mão-de-obra e menos materiais”

Imagem: João Antônio Brito Ribeiro

O iCON IGG3 está sendo utilizado em toda a execução de terraplanagem na motoniveladora, desde o tratamento do subleito até a compactação da base. Os diretores complementam, satisfeitos, que escolheram a Leica Geosystems pela conhecida qualidade e custo benefício:

“O sistema MCC da Leica Geosystems é uma excelente ferramenta que resume um pouco do que somos, pois ele veio ao mercado para trazer aos seus clientes não só um sistema de automação de máquinas, mas sim a possibilidade real de fazer melhor se destacar, enfim ser diferente, mostrar a construção civil que sim, é possível inovar sempre, mesmo fazendo os mesmos serviços que já são executados com o mesmo método há anos”

comenta Renato Rodrigues de O. Júnior,  Engenheiro Civil da Vectra Engenharia

Priorização pela qualidade e redução de custos

Confira a seguir alguns dos dados compartilhados pela empresa CINQ quando aos ganhos de qualidade e redução de custos:

  • Redução de 90% do tempo da equipe de topografia;
  • Aumento da produtividade em mais de 30%;
  • Exclusão total de utilização de estacas para orientação de direção e cotas;
  • Consistência entre o projetado e realizado;
  • Utilização de modelos 3D em todas as etapas: projeto, execução e as-built;
  • Exclusão de sobre consumo de material betuminoso do asfalto, tendo em vista o nível perfeito da base imprimada.

Aproveitamento de 100% da tecnologia

Outro ponto imprescindível foram os treinamentos realizados pela Equipe Leica, para garantir o entendimento por completo para que a solução e tecnologia seja aproveitada em 100%. Foi estabelecida uma comunicação direta para que a CINQ dominasse a utilização do sistema.

A CINQ destaca a importância da inovação e recomenda a solução, já que as metas estão sendo alcançadas de forma muito satisfatória, e ainda destaca que continuará os estudos em futuras obras e nos serviços de galerias pluviais e redes de água e esgoto. O Engenheiro Civil Matheus Peixoto avalia o iCON IGG3:

“As obras de engenharia no Brasil, geralmente, são atividades que demandam grande quantidade de mão de obra envolvida, por ser uma atividade muito artesanal. Nesse sentido, a inovação se faz necessária para reduzir as falhas humanas, industrializar a construção e para que tenhamos um controle mais rigoroso da execução. O iCON IGG3, entra em nossas obras nesse sentido de melhoria da qualidade e produtividade nas atividades de terraplenagem e pavimentação”

Saiba mais:

https://leica-geosystems.com/pt-br/products/machine-control-systems
https://leica-geosystems.com/pt-br/contact-us/feedback-form
vendas.br.geo@leica-geosystems.com