Como o ambulatório fecha às 21h, o responsável pelo cadastro se prepara para sair do trabalho. Quando ela abre a porta ao sair, um pensamento surge em sua mente: “Devo registrar a temperatura da geladeira antes de sair!” Mas ela rapidamente descarta o pensamento, lembrando que a clínica instalou recentemente um sensor de temperatura na geladeira que registra automaticamente as temperaturas. “Chega de verificar e registrar diariamente as temperaturas”, ela sorri para si mesma ao sair da clínica.

Substituição de registros escritos manualmente pelo registro automático de temperatura

De acordo com os regulamentos estabelecidos pela Food and Drug Administration de Taiwan, o armazenamento de vacinas e medicamentos deve ser feito em determinados níveis de temperatura e umidade; a margem de erro para temperatura é +/- 0,5 ° C e para umidade +/- 5%. No passado, a equipe tinha que verificar e registrar manualmente as temperaturas da geladeira todos os dias pela manhã, ao meio-dia e à noite. Embora haja muitas desvantagens nesse tipo de manutenção manual de registros, o risco de erro humano é o mais significativo. Por exemplo, a equipe pode estar muito ocupada e se esquecer de verificar e registrar a temperatura, valores imprecisos ou fraudulentos podem ser registrados e os registros em papel são difíceis de ler e registrar.

Para resolver esses problemas e reduzir a carga de trabalho da equipe, a clínica implementou os sensores de temperatura sem fio TREK-120 LoRa da Advantech, instalando um sensor em cada prateleira do refrigerador. Por meio da conectividade NFC, a equipe pode acessar dados relacionados a partir de um dispositivo portátil que carrega automaticamente os dados para uma plataforma em nuvem. Além disso, os registros diários de temperatura podem ser usados ​​para análises adicionais para prever quando as flutuações de temperatura que excedem a margem de erro podem ocorrer.

David Yang, Gerente de Produto SRP de Logística Inteligente da Advantech, afirmou que depois de ver os relatórios de análise, a equipe da clínica começou a reduzir a frequência com que abriam e fechavam a geladeira, melhorando o ambiente de armazenamento de vacinas e medicamentos.

Implementação de sensores TREK-120 e gateway LoRa TREK-530 no veículo

Além da clínica, o ônibus de doação de sangue de um centro de doação de sangue também adotou os sensores de temperatura sem fio TREK-120 LoRa da Advantech e o gateway TREK-530 no veículo LoRa. Esses produtos foram implantados para proteger a qualidade das bolsas de sangue armazenadas na geladeira do ônibus, coletando e enviando dados de temperatura para a plataforma de nuvem para monitoramento em tempo real.

Yang destacou que o ônibus de doação de sangue foi inicialmente equipado com sensores com fio que eram calibrados pelo menos uma vez por ano. No entanto, os cabos do sensor foram embutidos dentro da estrutura do barramento, tornando a calibração extremamente problemática.

Um especialista foi necessário para localizar e desmontar os sensores – um processo que pode levar pelo menos 30 minutos para cada sensor. Os sensores foram então enviados para uma unidade de inspeção terceirizada para calibração, durante o qual todas as operações do ônibus de doação de sangue seriam suspensas.

Ao implementar os sensores TREK-120 da Advantech, a calibração complicada e a fiação dos cabos do sensor em todo o barramento de doação de sangue podem ser eliminados. O administrador só precisa instalar os sensores dentro da geladeira, ligá-los e eles começarão a detectar temperaturas.

O gateway LoRa em veículo TREK-530 carrega automaticamente os dados de temperatura coletados para a plataforma de nuvem para gerenciamento e monitoramento em tempo real. Isso reduz significativamente a dificuldade de manutenção e aumenta muito a flexibilidade de agendamento do ônibus de doação de sangue.

Realizando monitoramento ininterrupto de temperatura, desde o transporte até o armazenamento

Yang revelou que a solução de gerenciamento de cadeia de frio da Advantech foi implementada não apenas em clínicas e ônibus de doação de sangue, mas também em estoques de medicamentos em centros médicos e hospitais. Uma das principais vantagens dos sensores de temperatura da Advantech é que eles suportam transmissões de dados sem fio, o que garante instalação e manutenção convenientes. A detecção e registro ininterrupto de temperatura 24 horas por dia, 7 dias por semana, juntamente com a análise de big data, pode ajudar os profissionais médicos a identificar pontos cegos na gestão de estoque e melhorar a qualidade das vacinas e medicamentos armazenados em linha com os padrões da Prática de Distribuição de Produtos (PIB).

Além disso, a solução da Advantech ajuda a proteger a qualidade das vacinas durante o trânsito. Yang acrescentou que, no passado, a maioria dos sistemas de monitoramento de temperatura usados ​​no transporte de vacinas empregava termômetros máximo-mínimo ou fitas de termômetro descartáveis, que só podem detectar se as temperaturas excedem os padrões legais, mas não podem indicar quando ocorrem anormalidades de temperatura e quais caixas são afetadas.

Com a solução completa da Advantech, os profissionais médicos podem ter controle total da temperatura em que as vacinas são armazenadas desde o momento em que chegam à geladeira do hospital. Somente com o monitoramento ininterrupto da temperatura é que vacinas e medicamentos de alta qualidade podem ser eficazes para proteger a saúde e tratar doenças.

Mais informações:
www.advantech.com.br
juliana.ferreira@advantech.com.br
(11) 4750-2939