Os Drones na agricultura já viraram um caso de sucesso e quem souber aproveitar ao máximo os seus benefícios poderão driblar a crise através da tecnologia, podendo alavancar os seus negócios.

Desde os tempos da colonização até o século XXI, a cana-de-açúcar é empregada como base da economia brasileira e as técnicas para melhorar sua produção vem sendo aprimoradas ao longo dos anos.

A tecnologia brasileira para a produção de etanol e produtos derivados é reconhecida mundialmente, consolidando nosso país como um dos maiores exportadores de etanol e de açúcar do mundo.

Fonte:https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cana/noticia/2017/11/mundo-deve-produzir-1849-milhoes-de-toneladas-de-acucar-diz-usda.html

Entretanto a produção em larga escala encontra desafios, seja na variação dos preços, como na pressão na produtividade, e nesse desafio grande encontrado pelas usinas e pelos produtores de cana-de-açúcar podemos citar entre outros as falhas de plantio, que trazem grandes prejuízos ao longo dos cortes da cana. Por esses motivos os drones vieram para ficar no setor agrícola, se tornando uma solução inovadora.”

Mas, em termos práticos, como podemos solucionar esses problemas e elevar a produtividade da cana-de-açúcar com a utilização do drone?

A medida mais comum a se tomar é o corte de pessoal, redução de margens de vendas, corte nos investimentos, renegociação dos contratos de serviços essenciais e cancelamento de outros serviços.

Porém, existe um caminho mais eficiente para enfrentar um desafio, este caminho é a Inovação Tecnológica, ou seja, a implementação de um drone para tornar um processo mais ágil e produtivo.

Em todos os setores o avanço tecnológico tem sido a peça chave para as empresas se manterem competitivas no mercado. Através da tecnologia é possível aumentar a eficiência, diminuindo os custos.

O fato é que um olhar aéreo é muito superior a um olhar terrestre, economiza tempo e pessoas em campo para o monitoramento do plantio, porém, as possibilidades são ainda maiores, visto que podemos ir além de apenas observações e trabalhar com dados qualitativos e quantitativos precisos para um gerenciamento estratégico do plantio.

O levantamento de falhas no plantio com o drone, proporciona uma análise precisa da produção apresentando a porcentagem de falhas, tamanho e localização no terreno, para que possam ser corrigidas nas próximas safras. Além da contagem das falhas, os drones têm outros usos para a cana-de-açúcar. Um uso bastante comum é para fins de logística. As usinas utilizam o mapeamento aéreo para acompanhar o desenvolvimento da lavoura.

Identificação das falhas nas linhas de plantio

Ao sobrevoar uma área em uma missão de mapeamento, o drone registra imagens sequenciais da região de interesse. Essas imagens, por sua vez, são processadas e transformadas em mapas, dos quais são extraídas análises.

Outro ponto a se destacar é que com o uso de pontos de controle ou de um equipamento RTK pode-se evitar o amassamento, pisoteio e arranquio das plantas. Menos amassamento significa mais produtividade e mais lucro!

Amassamento no plantio de cana-de-açúcar

A utilização do Phantom 4 RTK na cana-de-açúcar

Phantom 4 RTK, é a solução de mapeamento de baixa altitude mais compacta e precisa, com um aplicativo de planejamento de voo integrado (GS RTK) e um método fácil de coletar dados RTK (Rede RTK ou Estação Móvel D-RTK 2), os pilotos têm uma solução completa para qualquer fluxo de trabalho de levantamento, mapeamento ou inspeção, fornecendo dados diferenciais em tempo real, formando uma solução de levantamento precisa.

  • Maior eficiência

Através da utilização do Phantom 4 RTK, pode-se proporcionar agilidade na obtenção e apresentação dos dados, o que era pra ser realizado em meses de trabalho em campo, será entregue em poucos dias.

  • Maior qualidade das informações

Através do mapeamento aéreo com o Phantom 4 RTK, é possível obter maior riqueza de detalhes da área, além de proporcionar uma visão completa da lavoura aos agrônomos é possível ter um backup da área para futuras análises sazonais.

  • Diminuição de custos

Com o Phantom 4 RTK, terá uma redução de custos, principalmente com combustíveis que é o fator que mais se tem consumição utilizando os maquinários, além de apresentar dados exclusivos como levantamento de falhas no plantio e mapeamento das linhas de plantio que darão subsídio para as tomadas de decisões estratégicas.

  • Inovação tecnológica para superar a crise

Endividamento, perda da competitividade e até problemas climáticos afetam os agricultores, uma maneira inteligente de superar essa crise e aumentar a eficiência, é adquirindo uma aeronave de qualidade.

Finalizando

O ciclo produtivo da cana-de-açúcar, do plantio à colheita, gira em torno de 6 anos, por isso é importante que o produtor esteja atento ao manejo e monitore o seu plantio para não ser surpreendido na hora da colheita.

Com a utilização do Phantom 4 RTK, é possível otimizar a colheita da cana-de-açúcar ao máximo, contribuindo na rapidez do levantamento, pois não utiliza pontos de apoio, trazendo uma solução eficiente de uso em campo que oferece resultados rápidos, com uma capacidade de produção de 30ha/voo de GSD 5cm, planejamento e software de missão, se tornando mais ágil que a metodologia ultrapassada, pois feita de forma manual demandaria custo de mão-de-obra, levando um tempo maior.

Além de que, será possível alcançar dados de posicionamento em nível de centímetro e uma variedade de esquemas de controle e tecnologias complementares.

Mais informações:
www.superst.com.br
comercial@superimportadora.com.br
(12) 2101-0698