A empresa brasileira de logística aérea, Speedbird Aero, assinou um acordo de integração multi-fase com a israelense ParaZero para sua nova frota de drones de entrega automatizada.

Como parte do projeto, a Speedbird Aero integrará os sistemas autônomos de paraquedas, SafeAir da ParaZero, em toda a sua frota de delivery drones, que consiste em três plataformas proprietárias, incluindo um novo VTOL e sistema multirotor.

Speedbird Aero é referência em autorização de entregas por drone

Em 2020, a Speedbird Aero recebeu a primeira autorização do Brasil para realizar entregas de produtos por drone, a autorização foi emitida pela autoridade de aviação civil ANAC, que inclui certificação experimental para voos BVLOS para o primeiro drone de entrega da empresa. Ao longo do processo de certificação, que levou mais de um ano para ser concluído, os reguladores da ANAC avaliaram os aspectos de gerenciamento de segurança e planejamento de mitigação de risco das operações da Speedbird Aero, que incluiu um sistema ParaZero de paraquedas autônomo para cada drone de entrega na frota da empresa.

A Speedbird Aero expandiu seu portfólio de soluções de entrega para incluir plataformas que são capazes de aumentar sua rede de distribuição, aprimorando e otimizando suas capacidades logísticas e refinando ainda mais suas operações de cadeia de abastecimento.

O ímpeto para os resultados de enorme sucesso da Speedbird Aero tem sido, entre outros elementos, seu alinhamento estratégico com empresas latino-americanas líderes de mercado, como iFood, ABInbev, BRF e Hermes Pardini. Por meio desse alinhamento estratégico, a Speedbird Aero oferece agora, em escala, um serviço de entrega sob demanda que combina a entrega de drones com outras formas de transporte de última milha, incluindo motocicletas elétricas, bicicletas, e-scooters e e-bikes.

Essa abordagem de logística híbrida sob demanda diminui significativamente os prazos de entrega dos pedidos dos clientes e melhora os níveis de serviço, resultando em uma oferta de mercado que está conquistando a América Latina. Nesse domínio, os drones de entrega estão provando seu valor como ferramentas importantes para a criação de cadeias de suprimentos mais resilientes e serviços de entrega em locais socialmente distantes.

Samuel Salomão, co-fundador da Speedbird Aero, acrescentou: “Através do nosso alinhamento com a ParaZero como um parceiro estratégico, melhoramos efetivamente a segurança de nossas operações com soluções de segurança robustas, que suportam nossa frota de drones e garantem nossa capacidade de operar entregas de forma segura e protegida em ambientes urbanos.”

Comprovando a Segurança com Novos Dados de Voo

Desde sua histórica autorização para realizar entregas por drone em 2020, a Speedbird Aero já voou mais de 700 voos BVLOS e mais de 1.000 horas em ambiente urbano, incluindo entrega de encomendas em shopping centers e outras operações avançadas. O total de voos com entregas até o momento ultrapassa mais de 4.000. Esta coleta de dados é crítica para provar o caso de segurança das operações de entrega da Speedbird Aero e ainda valida o histórico de segurança operacional para reguladores de suas plataformas de entrega automatizadas, bem como a eficácia do sistema SafeAir integrado ao OEM da ParaZero.

O ParaZero SafeAir é um sistema de segurança sofisticado e de alto desempenho projetado para reduzir os riscos de voo de forma autônoma. Criado por uma equipe de engenheiros para resolver problemas experimentados em campo durante a operação de drones comerciais e militares israelenses, o sistema SafeAir usa sensores independentes para monitorar e analisar padrões de voo e dados de voo do drone para detectar imediatamente qualquer sinal de um problema crítico ou falha. Quando acionado, o SmartAir Pro ™ responde com uma ativação instantânea do sistema de segurança do drone. O sistema SafeAir corta a energia do drone, eliminando qualquer risco de ferimentos das hélices, alerta as pessoas no solo com um alarme sonoro e aciona o paraquedas de forma autônoma, trazendo o drone ao solo em uma descida segura e controlada.

O diretor de desenvolvimento de negócios e regulamentação da ParaZero, Aaron Gabriel, comentou: “A logística aérea é uma indústria que emerge rapidamente e a ParaZero está na vanguarda da segurança dos drones. Ao apoiar a segurança das operações de entrega da Speedbird Aero, a equipe da ParaZero está alinhada com nossa visão de permitir a expansão das operações de drones em ambientes urbanos. ”

Sobre a ParaZero

ParaZero é um desenvolvedor líder mundial de sistemas autônomos de segurança para drones. Iniciado em 2014 por um grupo apaixonado de profissionais da aviação e veteranos da indústria de drones, a ParaZero projeta sistemas de segurança de paraquedas autônomos e inteligentes para drones comerciais projetados para permitir operações de voo seguras em áreas povoadas e além da linha de visada do operador (BVLOS).

Sobre a Speedbird Aero

A Speedbird Aero é a primeira empresa no Brasil e América Latina a desenvolver e operar sistemas aéreos não tripulados (drones) para realizar transporte aéreo e entrega de produtos e medicamentos. Em 2020, a Speedbird Aero recebeu a primeira certificação BVLOS para uma aeronave multirotor pilotada remotamente na América do Sul, e a meta da empresa é continuar desenvolvendo a entrega por drones com o apoio de seus principais parceiros e sob a supervisão das entidades e autoridades aeronáuticas brasileiras.