Inteligente e profissional, os drones tornaram uma ferramenta necessária para a segurança privada, a aeronave traz economia no patrulhamento de rotina, eficiência nos processos e garante o deslocamento de pessoas apenas para casos de urgência.

Por sua grande capacidade de alcance, esses equipamentos são capazes de operar mesmo distantes do local observado, evitando, assim, chamar a atenção, atuando como uma complementação ao trabalho dos agentes, fornecendo imagens em alta resolução.

O drone redundou em uma plataforma que fornece aos agentes de segurança, uma ferramenta profissional para coletar dados aéreos ilimitados fornecendo visibilidade em tempo real das ameaças de segurança e situações de emergência.

Porém esse equipamento só pode ser utilizado por profissionais e empresas após ser homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DCEA). Além disso, o drone deve estar de acordo com as normas da Anatel.

Drones nas operações noturnas

Alguns modelos de drones, são equipados com sensores termais, podendo trazer maior segurança ao anoitecer. Isso porque são capazes de identificar a aproximação de intrusos pela leitura térmica dos indivíduos, identificando pessoas e animais com extrema fidelidade, mesmo com pouquíssimas luzes.

Todas as imagens captadas pelo drone, podem ser entregues diretamente à central de segurança, geralmente comandada por uma empresa terceirizada especializada em segurança privada. Isso faz com que a equipe possa tomar decisões sobre o que fazer em relação a alguma suspeita de quebra de segurança. Eles são capazes de cobrir grandes áreas de locais abertos ou fechados.

Todos os tipos de negócio precisam de métodos confiáveis e seguros para vigiá-los o tempo que for necessário. No método tradicional a equipe precisa conduzir essas investigações pelas ruas e estradas, um processo que leva mais tempo e principalmente pode colocar a equipe em perigo.

Os tipos de câmeras dos drones

Como mencionado acima, alguns modelos possuem sensores termais. Esse equipamento identifica pessoas e animais por meio da detecção de temperaturas diferentes a do ambiente, podendo trazer maior visibilidade durante a noite.

O Mavic 2 Enterprise Dual possui uma câmera estabilizada por gimbal de três eixos que abriga um sensor 4K lado-a-lado para a captura de luz visível e um sensor de imagem FLIR para a captura de dados térmicos. Juntos, esses sensores permitem que os pilotos realizem vôos durante a noite, além de voar em condições diurnas complexas, como neblina e fumaça.

O Enterprise Dual também conta com um Holofote duplo, sendo uma opção a mais em questão de visibilidade noturna. Alto-falante M2E, podendo guiar ou se comunicar durante situações emergenciais e um Farol M2E podendo conduzir missões noturnas com segurança adicional, permitindo que outros pilotos possam identificar o drone à distância, enquanto opera no local.

Além disso, alguns modelos são equipados com câmeras com zoom.

Voltado para perspectivas dinâmicas, o drone Mavic 2 Zoom da DJI tem um sensor de 1/2,3 polegadas e 12 megapixels, uma lente com zoom óptico de 2x (24 mm a 48 mm, equivalente a 35). A lente teleobjetiva de 48 mm, melhora o efeito de paralaxe para criar um visual cinematográfico clássico. Podendo aproximar rapidamente para tirar uma foto fechada a 100 metros (109 jardas) de distância, mantendo um afastamento seguro enquanto circula ou segue o objeto desejado.

A lente com zoom óptico de 2x, consegue se ajustar constantemente aos seus comandos controlando o zoom com suavidade e usando o rastreamento com foco automático, permitindo tirar fotos a distância, mantendo o objeto da foto nítido enquanto cuida do enquadramento.

Locais que possuem uma circulação maior de pessoas podem se beneficiar dessa ferramenta. Afinal, já que opera pelo ar, o drone tem uma possibilidade muito maior de identificar pessoas. E, no caso de pessoas suspeitas, existem vários modelos de drones capacitados para operar, agregando o trabalho da equipe, trazendo maior segurança.

Amplitude e Discrição

A capacidade de um drone na cobertura dos ambientes é muito maior se comparada a pessoas. E essa cobertura vale tanto para áreas externas quanto para áreas internas. Ou seja, uma das maiores vantagens de se operar com drones na segurança privada, é a amplitude.

Outro ponto a se destacar é a discrição, tendo uma alta capacidade de alcance, sendo capazes de operar mesmo distantes do local observado, evitando chamar a atenção.

Alguns softwares possuem inteligência artificial que concedem a análise de cenários, que os permitem detectar e alertar o operador sobre invasões de perímetro ou qualquer outra alteração previamente programada.

Dentre as possibilidades de uso dos Drones na Segurança Privada podemos destacar:

  • Videomonitoramento de pessoas e/ou veículos em atitudes suspeitas, de áreas, perímetros, instalações, edificações, pessoas, bens e valores;
  • Acompanhamento e apoio em abordagens ou operações de risco;
  • Acompanhamento e apoio em atividades segurança de grandes eventos;
  • Acompanhamento e apoio em operações de rotina;
  • Apoio em ações de busca em locais de difícil acesso;
  • Apoio na intervenção de ocorrências complexas (invasão, assaltos, incêndios, etc.);
  • Fotografia e filmagem de eventos de interesse;
  • Identificação e analise de vulnerabilidades e ameaças para o planejamento de operações;
  • Levantamento de informações para fins de planejamento;
  • Levantamento e acompanhamento de atividades ilícitas ou irregulares;
  • Monitoramento de trânsito;
  • Monitoramento e registro de operações;
  • Reconhecimento e vigilância para produção de inteligência.

Concluindo

Os drones se tornaram um forte aliado no monitoramento, tornando os patrulhamentos de rotina mais ágeis, evitando o deslocamento de equipes por ‘alarmes falsos’, eliminando a logística envolvida nas operações, ao mesmo tempo oferecendo a coleta de dados aéreos confiáveis e programados, melhorando os processos de análises de risco e minimizando questões como de custo de mão-de-obra.

Através de imagens aéreas, é possível facilitar as análises, identificar ameaças de segurança e situações de emergência permitindo rápida resolução.

Somando que, pode trazer maior eficiência nas rondas e até mesmo evitar o confronto direto entre a equipe de segurança e criminosos, preservando vidas, com um equipamento sempre disponível para qualquer tipo de monitoramento.

Mais informações:

www.superimportadora.com.br
comercial@superimportadora.com.br
(12) 2101-0698