A Prefeitura de João Pessoa lançou na última quinta-feira (15/7), durante evento no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o Atlas Municipal Filipeia.

Filipeia é um Atlas que contém uma série de informações geográficas, mapas e dados sobre a cidade de João Pessoa e seus bairros.

Filipéia tornará mais prática e mais acessível a interação da Base Cartográfica Municipal, não só com as demais Secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa, como também entre os vários segmentos profissionais e produtivos que trabalham diretamente com o planejamento e o desenvolvimento urbano do município.

São informações de muita utilidade para gestores públicos e entidades, engenheiros, arquitetos e urbanistas, geógrafos, cartógrafos, advogados, professores e estudantes em geral, como também, o cidadão vai poder acessar documentos e serviços públicos pela internet, reduzindo burocracia, custos e tempo de cada um. Isto porque toda a estrutura da Diretoria de Geoprocessamento e Cadastro Imobiliário vai permitir que o contribuinte solucione, em um só lugar, o que antes precisava resolver em diversos setores da PMJP.

Por meio de uma interface, cada um vai poder realizar consultas e interagir com as informações de acordo com sua necessidades e área de interesse.

Antes concentrada no poder público, estas informações organizadas e sistematizadas para facilitar a navegação vias web, agora, de fato, torna-se de domínio de todos os moradores da cidade. Ao acessar Filipeia você vai encontrar:

  • Leitura dos bairros: processo de origem e evolução urbana;
  • SigWeb – Mapas Dinâmicos: plataforma de gerenciamento de dados geográficos que permite analisar e manipular as informações em ambiente Web;
  • Mapa de Evolução Histórica: dinâmica urbana e ocupação territorial a partir de 1647;
  • João Pessoa – Linha do Tempo: trata-se do comparativo entre as ortofotocartas do ano de 1998 e as imagens disponíveis no Google, lado a lado;
  • Dados do Imóvel: mapa de localização (overlay) e link para acesso a ficha cadastral;
  • Mapas dos Bairros: mapas temáticos dos bairros da capital;
  • Aerofotogrametria e Mapa Urbano Básico (MUB): conjunto de fotografias aéreas dos anos de 1989, 1998 e 2012, além do desenho urbano atualizado em formato DWG;
  • Camadas de Informação: bases de dados em formato compatível para Sistemas de Informações Geográficas (Shapefiles);
  • Mapas Temáticos: Mapas sobre temas diversos, incluindo equipamentos públicos das Secretarias Municipais diversas, unidades de planejamento, entre outros.

Filipeia é o resultado do empenho de técnicos da Diretoria de Geoprocessamento e Cadastro Imobiliário (DIGEOC), comprometidos com o serviço público, que acreditam que a leitura e o entendimento sobre o espaço que vivenciamos é o primeiro passo para a apropriação dele. Esse é o nosso objetivo: aproprie-se!

Mais informações:
https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br