A AL Drones obteve hoje a Autorização de Projeto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos além do alcance visual (BVLOS, sigla em inglês para Beyond Visual Line of Site) do drone SenseFly eBeeX, fabricado pela empresa suíça SenseFly e comercializado no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias.

A aprovação BVLOS significa que os drones podem voar sem que o piloto mantenha contato visual com a aeronave e sem a necessidade de observadores auxiliares para voar longas distâncias. Para que os drones possam usufruir dessa operação, os fabricantes devem demonstrar à autoridade aeronáutica, no caso a ANAC, que seus projetos cumprem com requisitos específicos de segurança.

A partir de agora, todos os operadores do SenseFly eBeeX no Brasil poderão voar BVLOS. Para tanto, basta obter um CAER (Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA) para a aeronave junto à Santiago & Cintra Geotecnologias.

“A autorização BVLOS do SenseFly eBeeX é mais uma etapa para profissionalização do setor”, destaca André Arruda, co-fundador da AL Drones. A empresa é especialista em engenharia e certificação de drones e responsável técnica pela Autorização de Projeto de cinco modelos aprovados na ANAC.

O projeto foi viabilizado pela Santiago & Cintra e contou com o trabalho conjunto de engenheiros da AL Drones e da SenseFly. A autorização envolveu a demonstração dos requisitos de segurança previstos na Regulamentação da ANAC RBAC-E nº 94 para aeronaves não tripuladas.

“O voo BVLOS é, sem dúvida, um avanço significativo para o setor. Devemos ter um número cada vez maior de fabricantes buscando estender sua operação nesse sentido”, afirma Lucas Florêncio, sócio da AL Drones.

André Arruda e Lucas Florêncio, sócios da AL Drones, durante ensaios com a aeronave SenseFly eBeeX. Foto: Divulgação

No processo de autorização BVLOS, o requerente deve demonstrar que o drone cumpre com os requisitos através de análises de engenharia e ensaios de voo. Para isso, há uma longa etapa de ensaios em voo e demonstração à autoridade aeronáutica. Os ensaios do SenseFly eBeeX foram conduzidos pela AL Drones em 6 de maio deste ano com a presença de engenheiros responsáveis da ANAC.

Segundo Arruda, da AL Drones, a iniciativa para a aprovação dessa aeronave transportou a filosofia aeronáutica para o campo dos drones. “O objetivo é trazer a tecnologia e prática da aviação para esses equipamentos”, esclarece.

“Os engenheiros da SenseFly e da AL Drones tiveram uma grande colaboração em cada etapa do projeto com a ANAC, para atingir mais esta Autorização de Projeto BVLOS”, ressalta José Marchetti, gerente de vendas da SenseFly na América Latina. “Estamos gratos em ter a parceria no Brasil que, em conjunto com a Santiago & Cintra Geotecnologias e GeoAgri, viabilizou essa conquista para a SenseFly”.

Segundo Marchetti, a SenseFly enxerga a ANAC como uma Agência líder na aviação, que está trazendo contribuições importantes para a segurança e desenvolvimento do setor de Drones. “O eBeeX está pronto para grandes voos no Brasil, e esta certificação ajudará a expandir sua operação de forma relevante para a agricultura, mineração, cadastramento e construção civil, que são apenas alguns exemplos da aplicação deste produto”, ressalta Jose.

A profissionalização desse setor é fundamental para que mais empresas, de diversos segmentos do mercado, tenham acesso a drones certificados e qualificados para voos além do alcance visual. Ainda mais porque existem hoje mais de 34 mil drones profissionais cadastrados na ANAC.

Ensaios conduzidos pela AL Drones foram acompanhados por engenheiros da ANAC. Foto: Divulgação

AL Drones é pioneira no setor

A AL Drones é a principal referência na autorização para voos BVLOS no Brasil. Foi a primeira empresa a conquistar uma Autorização de Projeto ANAC para este tipo de voo, em abril de 2019. Desde então, já conduziu o processo de autorização de cinco modelos de drones junto à autoridade aeronáutica, e possui mais seis projetos de aeronaves em andamento para certificação.

A empresa também foi a primeira a conduzir uma autorização para voos além do alcance visual com drone delivery, em parceria com a fabricante Speedbird Aero, de Franca-SP, referência em logística aérea não tripulada no país.

A AL Drones atua no setor há quatro anos, compondo uma equipe de engenheiros e pilotos com expertise de certificação aeronáutica aplicada às aeronaves remotas. A equipe traz uma bagagem de 10 anos de experiência na indústria da aviação, incluindo ensaios em voo, operação e manutenção de aeronaves comerciais.

Mais informações:
www.aldrones.com.br
contato@al-drones.com.br