As torres de celular em áreas rurais podem ser estruturas autônomas, independentes de quaisquer edifícios. Nas cidades, há menos espaço e as empresas de telecomunicações precisam encontrar locais elevados e acessíveis que ainda possam servir à cidade. Prédios altos são uma solução óbvia, pois o espaço do telhado não é usado com frequência e pode ser acessado a partir do próprio edifício.

São Paulo é a maior cidade do hemisfério sul. Com uma enorme população e grandes negócios, as necessidades de telecomunicações da cidade são vastas, com mais de 15 mil antenas de telefonia e internet.

A SMC Soluções em Engenharia (SMC) é uma empresa de inspeção sediada entre Campinas e São Paulo. Eles foram contratados para inspecionar antenas no topo de um prédio em coordenação com a American Tower Brasil. Este edifício é um prédio alto de escritórios de vários andares no centro de São Paulo. Quando a SMC recebeu a atribuição, a equipe técnica aconselhou o uso de drones para concluir a inspeção, trabalhando com Pix4Dscan e Pix4Dinspect.

Map of Sao Paulo with cell towers around
A SMC trabalhou em várias antenas pela cidade

Detalhes do projeto

LocalSão Paulo, Brasil
UsuárioSMC Soluções em Engenharia
SoftwarePix4Dinspect
Pix4Dscan
HardwareDJI Mavic 2 Pro
Tempo de inspeção1 hora
Tempo de processamento2 hora
Resolução da imagesm20 Megapixels

Aquisição de dados de drones no local com o Pix4Dscan

O objetivo deste projeto foi produzir uma cópia digital da posição das antenas e estruturas de torres de telefonia celular no topo do edifício. O equipamento pode então ser avaliado e as informações disponibilizadas online. A coleta de dados com drones significa que não há necessidade de uma escalada difícil até o topo da torre e torna o processo mais eficiente e seguro.

Antenna card in Pix4Dinspect
Imagens de drones capturam os detalhes de uma antena

Em alguns casos de trabalho com Pix4Dscan e Pix4Dinspect, o valor de um dia de trabalho foi reduzido para uma hora. O aplicativo Pix4Dscan possui planos de voo predefinidos que podem ser adaptados ao local de inspeção. Isso torna mais fácil para a equipe de inspeção, pois automatiza o processo de aquisição de dados e economiza o esforço de escalar e tirar fotos à mão. A combinação de agilidade e qualidade do Pix4Dscan é crítica, pois ajuda a avaliar o equipamento que já foi instalado, bem como os espaços restantes para futuras instalações.

Um gêmeo digital inteligente com o Pix4Dinspect

Depois que os dados foram coletados usando o Pix4Dscan, eles foram carregados no Pix4Dinspect para processamento. O Pix4Dinspect é valorizado por sua escalabilidade, onde a plataforma baseada em nuvem significa que vários projetos podem ser inspecionados e processados ao mesmo tempo. O Pix4Dinspect é ideal para grandes corporações porque os dados podem ser facilmente revisitados, inspecionados e visualizados de diferentes ângulos sem que ninguém precise retornar ao local. As medições do Pix4Dinspect são mais precisas do que as notas tradicionais feitas no papel com uma bússola e fita métrica.

A densa nuvem de pontos criou um gêmeo digital inteligente e preciso das estruturas e equipamentos, o que significa que a equipe SMC pode avaliar corrosão, peças em falta, requisitos de manutenção e avaliar o espaço disponível para novas instalações. A IA integrada no Pix4Dinspect extraiu automaticamente as dimensões, ângulos e azimute da antena.

O engenheiro da American Tower que acompanhou a equipe para a inspeção reconheceu o potencial de relatórios trimestrais precisos a serem preenchidos com este software. Isso permitiria mudanças nas estruturas ao longo do tempo com significativamente menos trabalho manual do que as inspeções tradicionais.

Pix4Dinspect point cloud
A nuvem de pontos do Pix4Dinspect gera um gêmeo digital inteligente

Finalmente, o painel do Pix4Dinspect permite que os usuários agrupem as inspeções com diferentes ativos, para que um portfólio integrado de um cliente possa ser compartilhado com todos de uma vez. Isso significava que a SMC poderia fornecer um painel baseado em mapa de suas inspeções em São Paulo para seu cliente, que é fácil de navegar.

O futuro das inspeções de telecomunicações

Neste caso, a SMC descobriu que usar o Pix4Dscan e o Pix4Dinspect tornou seu fluxo de trabalho significativamente mais fácil por vários motivos:

  1. O espaço em um telhado não era fácil de andar, então o drone pode acessar diferentes ângulos e posições que as pessoas não podem;
  2. O Pix4Dinspect extrapolou a área do pequeno espaço do telhado que seria impossível medir com as inspeções tradicionais, pois as peças estavam inacessíveis;
  3. As imagens obtidas permitiram um conhecimento aprofundado do equipamento e a realização de um inventário preciso, bem como o diagnóstico de potenciais problemas.
Annotating on Pix4Dinspect
O Pix4Dinspect permite que os usuários façam anotações detalhadas sobre o status dos ativos

O Pix4Dscan e o Pix4Dinspect capacitaram a SMC para concluir uma inspeção visual em apenas alguns minutos, com relatórios de saída que eles poderiam compartilhar facilmente com seus clientes.

“Obter resultados próximos ao uso de um scanner a laser, por uma fração do custo com segurança e manobrabilidade, foi fundamental para atender às necessidades do projeto e permanecer dentro do orçamento”

Gabriel Mello, CEO da SMC Soluções em Engenharia

A SMC constatou que essa inspeção de telhado superou suas expectativas porque, além de criar um gêmeo digital inteligente das instalações e equipamentos, eles puderam reconstruir detalhes do prédio onde os ativos estão instalados. O nível de detalhamento que eles alcançaram significa que, no futuro, eles deixarão para trás a imprecisão e os métodos demorados das inspeções manuais e continuarão com as inspeções de drones.

Saiba mais sobre inspeção automatizada:
Descubra o Pix4Dinspect
Contate-nos