A MundoGEO convida você para o webinar de 30 de julho às 14h (hora de Brasília): Lançamento do novo produto do INPE – Sala de Situação da Amazônia (AMS).

inscricao-no-webinar

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lança, em julho de 2021, a versão inicial de uma nova funcionalidade da plataforma TerraBrasilis, a Sala de Situação da Amazônia (AMS).

Essa  ferramenta web visa subsidiar ações de inteligência territorial através da visualização sinótica de indicadores de áreas críticas do desmatamento, integrando os alertas do sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Quase Real (DETER).

Objetivo da AMS

O objetivo principal da ferramenta é subsidiar o planejamento de ações de fiscalização pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados e IBAMA.

Espera-se também que a ferramenta seja útil para que outros setores da sociedade possam entender, de forma sintética, os múltiplos processos em curso na Amazônia (desmatamento corte-raso, degradação, corte-seletivo, mineração), discutir e demandar ações efetivas para controle desses processos na região, como por exemplo, ações restritivas ou de incentivo a municípios críticos.

Origem da AMS

A ferramenta AMS/TerraBrasilis nasceu de uma colaboração científica entre pesquisadores do INPE e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) que esperamos seja útil para muitos outros atores.

Assim como o código do TerraBrasilis, o código do AMS é aberto, possibilitando a colaboração de terceiros, e principalmente garantindo transparência sobre a ferramenta e produtos gerados.

Com mediação de Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, o webinar contará com a participação especial de:

  • Clezio Marcos De Nardin – Diretor do INPE
  • Ana Paula Dutra Aguiar – Pesquisadora do INPE e da Universidade de Estocolmo
  • Raoni Rajão – Coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da UFMG
  • Mauro O’de Almeida – Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará
  • Pedro Alberto Bignelli – Coordenador-Geral do Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais do IBAMA

Registre-se agora e marque na sua agenda

A inscrição é gratuita e será fornecido certificado de participação a todos que assistirem o evento ao vivo. Após fazer o registro, você receberá um e-mail de confirmação com o link de acesso à sala patrocinada.