A MundoGEO, em parceria com o IBGE, convida você para o webinar de 10 de agosto às 14h (hora de Brasília): O novo modelo hgeoHNOR2020 para conversão das altitudes dos GNSS em altitudes referidas ao datum vertical do SGB.

inscricao-no-webinar

Modelo hgeoHNOR2020 para Conversão de Altitudes Geométricas em Altitudes Normais

Nas atividades de engenharia e geociências em que o posicionamento vertical tem papel essencial, os profissionais envolvidos reconhecem a importância da utilização de altitudes que reflitam as características do campo da gravidade terrestre. Genericamente denominadas altitudes físicas, essas altitudes são, no Brasil, obtidas pelo IBGE como resultado das medições de nivelamento geométrico entre as Referências de Nível da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP), desde 1945, e disponibilizadas em seu Banco de Dados Geodésicos (BDG).

Por outro lado, com a crescente adoção de soluções de posicionamento via sistemas de satélites e serviços geodésicos associados, atualmente são obtidas altitudes inteiramente desvinculadas do campo da gravidade. Conhecidas como altitudes geométricas, elas não representam, adequadamente, o escoamento de massas por gravidade, como o fluxo de água em grandes canais de irrigação ou em planícies costeiras. A consequente necessidade de conversão dessas altitudes geométricas em altitudes físicas vem sendo atendida pelo IBGE com os modelos gravimétricos da série MAPGEO desde 1992, condicionados pelas limitações inerentes às dificuldades de obtenção de uma cobertura homogênea do Território Nacional, não apenas com estações gravimétricas, mas também com estações de geodésia a satélite coincidentes com referências de nível (SAT-RN).

Com o lançamento do modelo hgeoHNOR2020, o IBGE dá um passo fundamental e inédito para o refinamento da conversão de altitudes. Esta primeira versão do hgeoHNOR, cuja metodologia de construção é apresentada neste relatório, fornece o fator para conversão que permite aos usuários obterem uma altitude física a partir de uma altitude geométrica, com maior consistência em relação ao sistema altimétrico oficial atual – materializado pelas novas altitudes normais das referências de nível da RAAP, resultantes do Reajustamento da Rede Altimétrica com Números Geopotenciais (REALT-2018).

A publicação, disponibilizada no portal do IBGE na Internet, traz a público as bases teórico-conceituais que fundamentaram e nortearam a elaboração do hgeoHNOR2020. Para tal, são apresentados um resumo histórico da evolução dos modelos geoidais utilizados anteriormente para a conversão de altitudes, uma avaliação detalhada do principal insumo para o cálculo do novo modelo (as estações SAT-RN), a metodologia utilizada nesse cálculo, e a avaliação dos resultados assim obtidos, comparando-os com os resultados referentes ao modelo geoidal mais recente, o MAPGEO2015.

O serviço de cálculo que facilita a obtenção dos fatores para conversão de altitudes geométricas em altitudes normais, e as respectivas estimativas de incerteza, também está acessível no portal do IBGE. Os dados de entrada são submetidos, preferencialmente, via arquivo com a lista de coordenadas de interesse do usuário, e os resultados colocados à sua disposição por meio de correio eletrônico.

Webinar sobre o hgeoHNOR2020

Com mediação de Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, o webinar contará com a apresentação de:

Roberto Teixeira da Luz, Gerente de Gravimetria e Geoide. Atua há 36 anos na área de Geodésia, com ênfase no estabelecimento de sistemas geodésicos de referência vertical (altitudes, nivelamento geométrico, gravimetria, nível do mar, altimetria por satélites). É Tecnologista do setor de Geodésia do IBGE, no Rio de Janeiro, atualmente coordenando a Gerência de Gravimetria e Geoide. É também Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em regime parcial, responsabilizando-se pelas disciplinas de Geodésia Física, Propagação de Erros, e Gravimetria. Concluiu o Doutorado em Ciências Geodésicas pelo CPGCG/UFPR em março de 2008, com estágio na Universität Karlsruhe, Alemanha; o Mestrado em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ em maio de 1996; a Especialização em Análise de Sistemas pelo JMS-Rio em abril de 1992; o Curso de Engenharia Cartográfica pela UERJ em dezembro de 1991; e o Curso Técnico de Geodésia e Cartografia pela ENCE-IBGE em dezembro de 1984. É membro do Grupo de Trabalho sobre Datum Vertical (GT-III) do Projeto SIRGAS desde sua criação em 1997, atuando como seu Presidente de 1997 a 2001 e de 2008 a 2013.

Registre-se agora e marque na sua agenda

A inscrição é gratuita e será fornecido certificado de participação a todos que assistirem o evento ao vivo. Após fazer o registro, você receberá um e-mail de confirmação com o link de acesso à sala patrocinada.