A Mortenson, sediada em Minneapolis, é uma empresa de construção com mais de 67 anos de experiência em construção, energia solar e infraestrutura. Em maio de 2018, a Mortenson foi contratada como empreiteira geral para um projeto de data center em Eagle Mountain, EUA. O data center atualmente consiste em 3 edifícios, cada um dos quais terá aproximadamente 1 milhão de pés quadrados quando concluído.

Trabalhar em um grande projeto como este inevitavelmente tem seus desafios. Obstáculos como planejamento e logística, utilitários subterrâneos perigosos, rastreamento do progresso do local e falta de dados atualizados são apenas alguns dos desafios que a equipe da Mortenson enfrentou com este projeto. No entanto, com as ferramentas certas, os desafios podem ser superados, o progresso do projeto pode ser monitorado com precisão e todas as partes interessadas podem estar na mesma página.

Detalhes do projeto

UsuárioMortenson
Nome do ProjetoData Center de Eagle Mountain
LocalEagle Mountain, Utah, EUA
Prazo do projetoMaio 2018 – conclusão prevista em 2021
Tamanho do projeto500 acres
HardwareDJI Phantom 4 RTK
SoftwarePix4Dcloud Advanced
Aquisição de dadosUma vez por semana
Número de imagens1200-1400
Tempo de processamento6 horas
Building the Eagle Mountain data center
Monitorando a construção do data center Eagle Mountain no Pix4Dcloud Advanced

Construindo o data center Eagle Mountain: desafios

Três edifícios em um local

Como este local está distribuído por uma área de 500 acres, logisticamente há muitos desafios para a Mortenson, bem como para os diferentes parceiros comerciais que trabalham no projeto. Além disso, os três edifícios não foram iniciados ao mesmo tempo, o que torna mais complexo o acompanhamento do andamento do projeto.

“O Pix4Dcloud está nos ajudando a rastrear remotamente o progresso de cada edifício e a compartilhá-lo facilmente com os parceiros comerciais pela nuvem, já que cada edifício está em um estágio diferente de construção. Também usamos os dados do Pix4Dcloud durante os briefings para especificar quem precisa trabalhar e onde. Logisticamente, funcionou muito bem dessa maneira ”, diz Ryan Fluckiger, coordenador sênior de construção integrada e líder de captura da realidade em Mortenson.

Detecção de serviços de utilidade pública

Para garantir a segurança do público em geral e dos trabalhadores da construção, é crucial que a equipe da Mortenson localize e evite danificar as linhas de serviços públicos antes de iniciar qualquer trabalho de base. Encontrar elementos subterrâneos é caro e pode levar a estouros de orçamento e cronograma. Deixar de localizar adequadamente os elementos representa um grande risco de eletrocussão ou ainda pior – rompimentos da linha de gás que podem levar a uma explosão.

É por isso que a equipe da Mortenson foi muito cuidadosa com os elementos subterrâneos do projeto e estava verificando sua localização no Pix4Dcloud. “Semanalmente, o superintendente estava sobrepondo um arquivo CAD com um mapa de utilities em cima do ortomosaico e compartilhando com os parceiros comerciais online. Eles podiam ver imediatamente onde os elementos estão no local e evitar encontrá-los. Isso estava acontecendo enquanto eles estavam planejando ou cavando no local ”, explica Fluckiger.

Overlaying utilities maps in Pix4Dcloud Advanced
Sobrepondo mapas de utilities no Pix4Dcloud Advanced

Você sabia?

A ferramenta de sobreposição do Pix4Dcloud Advanced permite que você sobreponha facilmente planos de projeto e mapas de utilitários no ortomosaico 2D do seu projeto. Dessa forma, você pode verificar as imagens projetadas e as imagens criadas para detectar erros rapidamente ou verificar facilmente o cronograma de seu projeto.

Benefícios de escolher o Pix4Dcloud

Acompanhando o progresso do local e planejando as operações

Como empreiteira geral do projeto, a Mortenson supervisiona e coordena a construção do projeto. Para evitar possíveis desvios de cronograma e problemas de logística, e para garantir que o andamento esteja de acordo com o projeto e o cronograma, a equipe deve saber o andamento do local de trabalho para o qual confia no Pix4Dcloud.

Fluckiger diz: “Usamos os dados do Pix4Dcloud para verificar se o projeto está progredindo de acordo com o cronograma. Ser capaz de planejar e acompanhar semanalmente o andamento do projeto tem sido inestimável para nossos superintendentes que estão coordenando e planejando o trabalho. Se houver algum problema com a internet e eles não conseguirem acessar a plataforma, é necessário no máximo uma hora para que liguem para verificar o que está errado. É assim que o Pix4Dcloud é valioso para eles. ”

Manter todos na mesma página

Ao longo do ciclo de vida do projeto, a equipe da Mortenson trabalha com diferentes subcontratados e para cada um deles, ter informações atualizadas do as-built é importante para poder concluir o trabalho.

Os parceiros comerciais estão usando os dados do projeto fornecidos pela plataforma da Pix4D para verificar seu trabalho e evitar encontrar elementos subterrâneos enquanto o proprietário do projeto está de olho no andamento geral do projeto.

Empreiteiros sendo pagos de acordo com o trabalho realizado

Trabalhar com muitos subcontratados no local exige que a equipe da Mortenson seja capaz de rastrear adequadamente o trabalho realizado por cada subcontratado para que eles possam ser pagos pelo que fizeram, respectivamente. Por exemplo, a equipe usou o Pix4Dcloud para verificar a instalação de cercas no local.

Rastreando os detritos sendo movidos

A equipe da Mortenson está realizando o trabalho de terraplenagem internamente. Como este é um grande projeto e a equipe está movendo milhões de metros cúbicos de terra, pequenos erros de cálculo podem ter grandes consequências. É por isso que a equipe da Mortenson está constantemente acompanhando os detritos que estão sendo movidos com cálculos de corte e aterro de estoques.

“No software Pix4Dcloud, podemos verificar a quantidade de detritos que movemos antes e depois, se tudo estava correto ou calculamos mal – muito rápido e sem complicações”, comenta Fluckiger.

Evitando um acidente grave

Realizando serviços subterrâneos na hora certa

Em 2020, durante a escavação do local, um erro em um duto de gás poderia ter custado a vida de pessoas. “A empresa subcontratada recebeu um arquivo CAD e foi informada de que continha os dados mais recentes das concessionárias subterrâneas, mas não era preciso. Felizmente, eles tinham o Pix4Dcloud e puderam ver que algumas linhas pareciam gás. Dando uma olhada detalhada, eles confirmaram com certeza que era gás. Essa foi uma boa captura que o subcontratado conseguiu descobrir graças ao Pix4Dcloud ”, explica Fluckiger.

Verifying utilities in Pix4Dcloud Advanced
Verificando a instalação de elementos subterrâneos no Pix4Dcloud Advanced

Consequências de não localizar as tubulações de gás

Fluckiger acrescenta: “Se a tubulação de gás não fosse localizada a tempo, tudo poderia acontecer – de uma explosão a ferimentos graves. Isso não é apenas um perigo para as pessoas que trabalham ao redor, mas pode interromper o serviço porque temos um data center ativo no local. Isso encerraria todos os utilitários. Custaria dinheiro e tempo, mas também a vida das pessoas, o que é o pior resultado. ”

Integrando os produtos Pix4Dcloud em outro software

Para verificar ainda mais os serviços de utilidade pública, a equipe da Mortenson está exportando as nuvens de pontos no Navisworks. “O processo é bastante fácil – clique, baixe e carregue no NavisWorks. Demora alguns minutos. Também carregamos os ortomosaicos no Bluebeam para fins de demonstração e no Revit para planejar e otimizar ainda mais a logística no local. Essa é uma das razões para escolher o Pix4D – muitas opções para baixar saídas e também os formatos de arquivo de que precisamos ”, acrescenta Ryan Fluckiger.

Pronto para experimentar Pix4Dcloud em seus projetos?
Saiba mais

Pix4D no MundoGEO Connect e DroneShow 2021

A Pix4D será patrocinadora no evento MundoGEO Connect 2021, que será realizado no formato 100% online de 16 a 20 de agosto.

A MundoGEO pretende reunir mais de 10 mil participantes durante os 3 eventos principais online deste ano. Serão mais de 120 palestrantes.

Para conhecer a programação de cada evento e fazer sua inscrição:
16 a 20 de agosto – MundoGEO Connect
20 a 24 de setembro – DroneShow
8 a 12 de novembro – SpaceBR Show

Até agora, as seguintes empresas são mantenedoras de conteúdo e patrocinadoras dos eventos e estarão presentes no MundoGEO Connect 2021:

  • Ouro: Maxar, Leica/Hexagon, CPE, Globalgeo, Super Importadora, Globaldrones
  • Prata: Head Aerospace, Visiona, Fototerra, Horus, Techgeo
  • Bronze: Santiago & Cintra, XMobots, Pix4D, Topocart, AL Drones, Speedbird.aero, Tecnosat, Geneq, Clickgeo, OCA Drones

Mais informações:
Email contato@mundogeo.com
WhatsApp (41) 99919-1357