O Pléiades Neo 4, o segundo satélite da constelação de observação da Terra Pléiades Neo, foi lançado com sucesso na noite da última segunda-feira (16/8), pelo lançador europeu Veja, da Arianespace, a partir da Guiana Francesa.

O Pléiades Neo 4 saiu do veículo lançador, próximo de sua órbita polar de 620 km sincronizada com o sol, que alcançará nos próximos dias. O satélite será faseado 180° com o Pléiades Neo 3 na mesma órbita para começar a formar uma constelação. Isso permitirá imagens diárias de qualquer lugar na Terra com resolução nativa de 30 cm, e entre duas a quatro vezes por dia, quando a constelação de quatro satélites estiver completa.

“O Pléiades Neo oferecerá aos nossos clientes a melhor capacidade e aumentará fortemente a nossa posição no mercado de altíssima resolução”, disse François Lombard, Chefe de Inteligência da Airbus Defence and Space. “As primeiras imagens do Pléiades Neo 3 são marcantes e confirmam que tomamos a decisão certa em termos de design e desempenho para atender aos requisitos cada vez mais exigentes do setor geoespacial.”

Composta por quatro satélites idênticos, a constelação Pléiades Neo, 100% fabricada e operada pela Airbus, oferece uma resolução nativa de 30 cm com uma faixa de imagem de 14 km, a mais ampla em sua categoria. Graças à sua agilidade incomparável, a constelação será capaz de cobrir toda a massa terrestre da Terra cinco vezes por ano. Os novos lançamentos trabalharão lado a lado com os Pléiades existentes e o restante da frota da Airbus de doze satélites de observação da Terra.

O design altamente inovador da espaçonave Pléiades Neo é equipado com o instrumento óptico de carboneto de silício de última geração, baseado na tecnologia que a Airbus foi pioneira no início dos anos 2000. A constelação Pléiades Neo também se beneficiará de links ópticos de laser e de banda Ka com os satélites geoestacionários Airbus SpaceDataHighway (EDRS) para permitir aquisições urgentes em menos de 40 minutos após o comando, para responder rapidamente às situações mais críticas.

Copyright ©2021 ESA-CNES-ARIANESPACE
Copyright ©2021 ESA-CNES-ARIANESPACE

Mais informações:
www.intelligence-airbusds.com
esther.querat@airbus.com

Imagens de destaque: Copacabana – Rio de Janeiro (RJ), capturadas pelo satélite Pléiades Neo 3