Após acontecimentos recentes, uma das maiores preocupações, hoje, no setor de Mineração, é com a sustentabilidade. Empresas do setor mineral, que já contavam com operações de monitoramento, aumentaram ainda mais a segurança para a sociedade em geral e para os colaboradores em particular.

A empresa Cepemar tinha como desafio fazer o monitoramento por campanhas (diário, semanal, mensal) em barragens, taludes, cavas e pilhas de minério para prevenção de riscos geológicos/geotécnicos, e para isso contou com todo o poder da Estação Total TM60i, da Leica Geosystems.

“O objetivo era prover ao cliente final maior precisão e assertividade em seus processos de monitoramento por campanha. Optamos pela Leica Geosystems, por ter os equipamentos mais robustos e confiáveis.”

comentam Frilson Mateus V. Netto, Gerente de Projetos e da Filial Cepemar MG; e Vinicius Santos Pereira, Coordenador de Projetos

Esta série com estudos de caso tem como objetivo mostrar as melhores práticas, destacar novas implementações da tecnologia Leica Geosystems e demonstrar como a tecnologia da empresa beneficia os clientes e melhora o mundo dos dados geoespaciais em organizações, indústrias e fronteiras.

A Cepemar conta com experiência de mais de 40 anos na gestão integrada de soluções ambientais, sendo pioneira no país na realização de estudos de impacto ambientais (EIA/RIMA), engenharia atmosférica e levantamentos de dados oceanográficos, geofísicos, ambientais e geológicos no mar, tornando-se a maior provedora de levantamentos de dados e soluções ambientais em águas e terras brasileiras.

Com sede em Vitória (ES), a empresa atua em todos os Estados do Brasil, além de projetos internacionais realizados no Oriente Médio e EUA. Possui expertises operacionais nos setores de óleo e gás, mineração, siderurgia, energia, celulose, telecomunicações e outros.

“É com muita satisfação que falo da Cepemar. É um cliente que desde o início já demonstrou conhecimento técnico apurado das soluções Leica Geosystems, vindo de experiências anteriores com nossos equipamentos. Trata-se de uma empresa com mais de 40 anos de experiência em seu mercado de atuação e é hoje a maior provedora de levantamentos de dados e soluções ambientais em águas e terras brasileiras. Uma empresa desse nível de expertise merece contar com as soluções da Leica Geosystems, pois ela preza por qualidade, confiabilidade, durabilidade de seus equipamentos e especialmente a satisfação de seu cliente final, assim como nós.”

afirma Rafael Igino, Consultor Técnico Comercial Sênior da Leica Geosystems

Escolha do equipamento

Segundo os técnicos da Cepemar, os principais fatores que influenciaram na seleção da Estação Total TM60i, da Leica Geosystems, foram a qualidade e o fato de ser uma marca líder do mercado, sendo que o resultado esperado era atingir a precisão máxima exigida pelo cliente.

A empresa selecionou a nova Estação Total Leica TM60i, o mais novo lançamento da Leica Geosystems para Monitoramento, com base também no conhecimento prévio de outros equipamentos da empresa, a Estação Total convencional TS06 e os receptores GPS RTK GS15 e 16.

Tarefas em campo e escritório

Para obter o resultado final com a Estação Total TM60i, foi realizado o monitoramento topográfico de marcos superficiais por campanha em barragens, diques, cavas e taludes de mineração, com aumento da produtividade, menor tempo da equipe em campo, agilidade na execução e facilidade de aquisição dos dados.

Para o uso desta solução, os funcionários da Cepemar foram treinados por um técnico especializado da Leica Geosystems, e o tempo necessário para começar a operar os produtos foi imediatamente após o treinamento, demonstrando a facilidade de uso.

Nas atividades em campo, foi realizada a leitura de ângulos e distâncias de prismas fixados nas estruturas, gerando resultados de coordenadas X, Y, Z. A partir da leitura dos prismas de maneira ordenada (frequências diária, semanal e mensal) é possível realizar análises comparativas temporais, o que irá permitir saber se aquele prisma está se movimentando ou não. Estes dados, dispostos em uma malha de prismas, dão o resultado esperado ao cliente, informando se sua estrutura possui algum tipo de movimentação superficial ou não. 

Esses dados serão utilizados para o monitoramento geodésico das estruturas do cliente (barragens, diques, cavas e taludes de mineração). Com os resultados gerados, a Cepemar espera expandir o monitoramento para demais estruturas do cliente e, consequentemente, obter maior visibilidade em outras áreas além da Mineração. 

Para baixar o catálogo com as especificações técnicas completas da Estação Total TM60i, acesse este link.

Resultados obtidos

Segundo os colaboradores da Cepemar, o nível de satisfação com o uso dos equipamentos é bem satisfatório. “O produto vem apresentando os resultados e precisão esperadas, tanto pela Cepemar quanto para o cliente final”, concluem.

Os técnicos recomendam os equipamentos da Leica para outras empresas e instituições com aplicações semelhantes, por ser um produto de alta qualidade, com treinamento ministrado por excelentes profissionais e conhecedores do produto, além da baixa probabilidade de apresentar falhas, entre outros fatores.

De acordo com os técnicos da Cepemar, espera-se, com o uso desta tecnologia de ponta, o aumento de confiabilidade junto ao cliente, renovação de contrato, possibilidade de novos negócios e divulgação da marca da empresa para outros clientes.

“É gratificante ver essa sinergia que temos com nossos clientes e receber depoimentos positivos, dizendo que nossos produtos auxiliam no dia a dia e trazem muito mais confiança na tomada de decisões. Por isso fico muito feliz em poder ter a Cepemar como cliente e espero que essa parceria possa perdurar por muitos e muitos anos e trazer excelentes resultados para todos nós. “

conclui Rafael Igino

Para mais informações, acesse https://leica-geosystems.com/pt-br/products/total-stations/robotic-total-stations/leica-nova-tm60