Um sistema automático que identifica obras irregulares e desmatamento tem sido a tecnologia usada pela Prefeitura de Florianópolis para resolver um dos maiores problemas ambientais e urbanos da cidade. O Monitora, desenvolvido pela Horus Smart Detections, faz o processamento digital de imagens de drones e informações de satélites e, integrado ao banco de dados da prefeitura, identifica regularmente onde há alterações na paisagem – e possível foco de construção irregular ou desmatamento.

Somente em 2020, foram realizados 3,3 mil voos (uma média de 250 por mês), que identificaram nas imagens em alta resolução mais de 740 pontos críticos, resultado levado aos fiscais para análise e verificação. Em 2021, foram realizados 1,8 mil voos e confirmadas 573 intervenções na paisagem – o que mostra como as ocorrências de desmatamento e irregularidades cresceram no último ano.

“A partir da imagem do satélite, um algoritmo compara a área com registros anteriores e gera uma informação de alteração de paisagem. Com isso, os fiscais têm um mapa mensal de todas as ocorrências de desmatamento e conseguem fazer um trabalho ativo. Nós antecipamos essas ocorrências em até um ano, gerando um aumento de 50% na eficácia das fiscalizações – além de reduzir problemas urbanos“.

explica Fabrício Hertz, CEO da Horus

Veja neste vídeo o funcionamento do Sistema Monitora:

O Monitora surgiu em um momento em que a Horus buscava uma solução para analisar grandes áreas de território, florestais ou urbanas.

“Esse sistema é uma maneira de as entidades e os órgãos públicos olharem para os grandes territórios e não dependerem exclusivamente de denúncias. Hoje, se alguém começou a desmatar uma área de difícil acesso, onde ninguém passa perto, dificilmente terá uma denúncia. Mas nosso sistema, que usa satélite e drone, muito possivelmente vai detectar isso e vai dar a capacidade de o poder público entender o que está acontecendo e que medida será tomada”.

conclui Hertz

Para mais informações sobre o Monitora, acesse https://horus.global/solucoes/smart-cities/