A tecnologia dos drones mudou completamente o setor agrícola, fazendo parte do conceito da agricultura de precisão, visando otimizar processos, aumentar a produtividade e contribuir com a gestão.

Os drones causaram um grande impacto em diferentes atividades econômicas no Brasil, trazendo contribuição efetiva para a mecanização e modernização do agronegócio, visando aumentar a capacidade de produzir alimentos para uma população que está em constante crescimento.

O agronegócio tem sido reconhecido como um vetor crucial do crescimento econômico brasileiro, sendo o responsável por 25% do faturamento global da indústria de drones, ocupando a 2ª posição entre os segmentos que mais utilizam a ferramenta. Segundo os dados do site Agrichem, estudos apontam que as aplicações dessas práticas na produção agrícola podem, por exemplo, aumentar em até 70% os rendimentos de uma safra, diminuir em 10% os gastos com combustível, reduzir em até 30% o gasto de água e em até 99% o uso de herbicidas, gerando uma redução significativa dos preços dos alimentos.

Do pré-plantio à pós-colheita, essas ferramentas contribuem para que se produza mais no mesmo espaço, ajudando na construção de uma agricultura mais sustentável.

Os drones, por meio das técnicas de sensoriamento remoto, realizam em tempo real o monitoramento aéreo dos processos de colheita. A tecnologia da suporte ao uso de diferentes sensores e o processamento de imagens realizado após o voo do drone, pode-se extrair diversos mapas de manejo e controle de pragas e doenças na plantação. Cada área dentro de uma lavoura possui suas particularidades e com a qualidade em alta resolução das imagens, permite que os produtores diferenciem as plantas saudáveis, as infectadas e como está sendo a proliferação da praga de forma eficaz, sendo relevantes na tomada de decisão dos produtores rurais

Alguns modelos de drones agrícolas são inerentes à aplicação de agroquímicos, esses pulverizadores com autonomia de até 12 hectares-hora trazem flexibilidade de operação, permitindo idas a campo a qualquer momento, tendo somente o custo de algumas trocas de baterias com o tempo.

Existem tecnologias específicas para cada momento, podendo destacar os drones em processo de pesquisa e melhoramento genético para a produção de sementes.

Drones mais utilizados na agricultura

Os sensores embarcados nos drones são capazes de providenciar imagens em vários espectros, permitindo a aplicação de numerosos índices espectrais, como o Índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI). O NDVI permite a detecção do conteúdo vegetal, da quantidade de plantas e da saúde vegetal em geral. O Índice de conteúdo de clorofila no dossel (CCCI) que ajuda na aplicação de nutrientes. Depois, a diferença normalizada do RedEdge (NDRE) detecta o conteúdo de nitrogênio. E por último, o Índice de vegetação ajustado para solo modificado (MSAVI) foi concebido para minimizar o impacto de fundo do solo nas primeiras etapas de desenvolvimento das plantas.

Indicado para captar informações sobre a saúde das culturas e auxiliar nos cuidados com a vegetação, o Phantom 4 Multiespectral, é um drone de alta precisão que possui um sistema de imagens multiespectrais que traz informações coletadas por uma câmera RGB e uma câmera multiespectral com um arranjo de 5 câmeras, incluindo as faixas de cores azul, verde, vermelho, borda vermelha e infravermelho próximo, através de imagens em 2 MP obtidas por um obturador global em um estabilizador triaxial.

O P4 Multiespectral foi criado para missões agrícolas, monitoramento ambiental e muito mais.

Em paralelo, o drone agrícola Agras T10, é indicado para proteção de plantas, pois conta com um design de bico 4pcs e com uma taxa de fluxo de pulverização de 2.4L / min. Equipado com medidor de vazão eletromagnético de canal duplo, ele traz um efeito de pulverização mais uniforme e realiza uma pulverização mais precisa, economizando pesticidas de forma eficaz, evitando o amassamento de plantas e pisoteio do solo.

A evolução da tecnologia na agricultura:

Devido ao grande avanço, estamos na era da Agricultura 4.0 incorporada pela automação e a conectividade. Sendo utilizados drones com sensores para obter informações transferidas diretamente para a nuvem, formando um valioso banco de dados, permitindo uma tomada de decisão muito mais assertiva.

Neste ritmo acelerado estamos caminhando para Agricultura 5.0, levando-se em conta a autonomia, ou seja, a robotização na gestão do sistema, como o uso de piloto automático na operação das máquinas.

A tecnologia permite o acompanhamento de toda extensão da plantação e até mesmo obter informações como a capacidade de retenção de água no solo, taxa de crescimento e detectar doenças de uma planta há mais de 200 metros de distância.

Entre todos os benefícios dos drones na agricultura podemos destacar:

  • Aumento da produtividade da lavoura;
  • Melhorias e otimização da produção e o uso de insumos;
  • Redução dos impactos negativos no meio ambiente;
  • Redução de custos com mão de obra, combustível e manutenção de maquinários;
  • Redução dos riscos, pragas e desastres naturais;
  • Lucratividade com o incremento da qualidade da produção agrícola.

Concluindo

Uma verdadeira revolução está acontecendo no campo, com o crescimento da produtividade agrícola, sem grande impacto ao meio ambiente, graças aos drones que trouxeram consigo melhorias na qualidade e eficiência nas plantações, isso devido ao seu sistema preciso de posicionamento geográfico, crescente autonomia de voo e alta integração de sistemas embarcados com a análise do software acoplado ao sistema produtivo que o agricultor utiliza.

Essa produtividade na colheita elevou a capacidade de produção de alimentos de maneira eficiente, uma vez que o drone abrangeu e controlou melhor a área de cultura do agricultor, proporcionando um rápido ROI, ou seja, um retorno sobre o investimento obtido pelo uso de drones em plantações, consequentemente, aumentando a sua participação econômica de maneira sustentável.

Mais informações:
www.superimportadora.com.br
comercial@superimportadora.com.br
(12) 2101-0698