Está aberta até 30 de setembro de 2021 a pesquisa Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs): desafios e oportunidades no agronegócio brasileiro., com objetivo de compreender o mercado de prestação de serviços com drones no agro no Brasil e assim contribuir para melhorias no setor.

A pesquisa está estruturada através de questionário específico, o qual será utilizado como base para produção e publicação de artigo científico. As respostas serão analisadas de forma completamente anônima e impessoal. O link direto para o questionário é https://forms.gle/HC9hvcVbjkTq2CRWA.

O objetivo deste questionário é o levantamento de dados para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Roberto de Oliveira Rodrigues, graduação em Engenharia Agronômica pela FAESB – Campus de Tatuí-SP, que pretende produzir em forma de artigo científico, uma leitura do atual cenário da prestação de serviços com VANTs/Drones no agronegócio brasileiro.

Orientador e Pesquisador Responsável: Profº. Eng. Agr. Me. Aldir Carpes Marques Filho. Canal de assistência aos participantes (diálogos e esclarecimentos), sobre a pesquisa: robertodeoliveirarodrigues@gmail.com, cel. (15) 99630-0944; prof.aldir.filho@faesb.edu.br, cel.(48) 99609-6906.

Natureza da pesquisa: Pesquisa aplicada. Justificativa: Expansão da utilização dos VANTs/Drones no agronegócio brasileiro; Método de pesquisa: “survey” (enquete), mediante a aplicação de questionário estruturado. Os questionários respondidos serão submetidos a análises conjuntas de dados com fundamentação em estatística descritiva. Como resultado espera-se uma interpretação do atual cenário da prestação de serviços com VANTs/Drones no agronegócio brasileiro.

Potenciais Benefícios ao participante: Reflexão sobre o mercado em questão; Colaborar com o conhecimento científico; Expressar a sua opinião sobre o tema em questão; e Receber os resultados desta pesquisa após o artigo final ser publicado e caso tenha adicionando um endereço de e-mail para recebimento.

O questionário ficará disponível até 30/09/2021.