Soluções pioneiras e a excepcional qualidade suíça há mais de um século: a Leica Geosystems definiu e continua a revolucionar as tecnologias de medição e posicionamento.

Hoje, profissionais das áreas de desenvolvimento urbano, construção predial, infraestrutura, segurança pública e manufatura em todo o mundo confiam nos instrumentos precisos, softwares sofisticados e serviços confiáveis da Leica Geosystems para ajudá-los a capturar, analisar e apresentar informações espaciais.

E foi na Suíça, em Heerbrugg, onde tudo começou.

Teodolito T2

Tudo que se iniciou há mais de 100 anos como Wild Heerbrugg agora é a Leica Geosystems, parte do grupo Hexagon, uma marca mundialmente reconhecida, fundada por Robert Helbling, o agrimensor e explorador, Jacob Schmidheiny, o empresário, e Heinrich Wild, o engenheiro que desenvolveu o T2, o primeiro teodolito do mundo verdadeiramente portátil. Poucos anos depois, a fábrica iniciante Wild Heerbrugg desenvolveu o autógrafo A2 e começou a produzir o icônico nível de precisão N3 e introduziu sua primeira câmera aérea, a C2.

Câmera C12

Em 1932, a câmera estereomática Wild C12 foi lançada. Por décadas, incontáveis departamentos de polícia usaram estes instrumentos. No final dos anos 1930, a fábrica cresceu ainda mais para atender a demanda do exército suíço por instrumentos ópticos. Em 1942, Wild Heerbrugg entrou no mercado de instrumentos de desenho com seus conjuntos de alta qualidade e precisão feitos em aço inoxidável e logo depois lançou seus primeiros dois microscópios de laboratório e pesquisa, o M9 e o M10.

Wild WM101

Durante a década de 1960, na época da corrida espacial, a Wild Heerbrugg alcançou novos horizontes. Usando Geodésia por satélites, sua câmera especial balística BC-4 tornou possível, pela primeira vez, estabelecer uma conexão geodésica precisa de todos os continentes. E, portanto, a corrida pela inovação e qualidade continuou. A topografia foi revolucionada por instrumentos eletrônicos de medição de distância como o Wild DI50. Em 1985, a Wild Heerbrugg se tornou parceira da Magnavox Corporation para lançar o primeiro receptor GPS feito para fins topográficos, o Wild WM101.

Leica Disto

Em 1993 a empresa foi pioneira em uma tecnologia de medição de distância completamente nova sob a marca Leica Disto, o primeiro medidor de distância a laser portátil, e em 2001 a Leica Geosystems comprou a Cyra Tecnologias, adicionando o laser scanner 3D a seu portfólio.

Essas inovações, essenciais à fronteira da era digital, é o que torna a Leica Geosystems amplamente conhecida como o padrão da indústria para medições precisas, confiáveis e da mais alta qualidade, a primeira do mundo em inovação para medição.

Em 2005 a Leica Geosystems passou a fazer parte do grupo Hexagon. E hoje, 100 anos depois da sua fundação, aquela mesma sede de inovação, combinada com um senso de empreendedorismo e dedicação à qualidade, vive como legado da empresa.

A Leica Geosystems continua a moldar o mundo, contribuindo com a Hexagon, pavimentando o caminho para um futuro autônomo onde novas tecnologias capturam o mundo real e o compartilham na forma de gêmeos digitais. Um futuro onde os dados são totalmente aproveitados para que os negócios, a indústria e a humanidade prosperem de forma sustentável. Leica Geosystems, “quando precisa estar certo”.

Conheça com mais detalhes os marcos históricos na trajetória de mais de 100 anos da Leica Geosystems:

1819-1920

Jacob Kern

Em 1819 foi fundada a “Oficina Mecânica Jacob Kern” em Aarau, Suíça, e no ano seguinte, em sua oficina, Jakob Kern inicialmente passou a produzir instrumentos para desenhos técnicos, por exemplo bússolas. Até 1900, eles permaneceram o principal ramo de produção da Kern e se tornaram o padrão mundial de tecnologia e qualidade.

Até 1900, eles permaneceram o principal ramo de produção da Kern e se tornaram o padrão mundial de tecnologia e qualidade.

Teodolito

Já em 1835 foi entregue um teodolito ao general Dufour. Foi uma ferramenta essencial na criação do mapa Dufour da Suíça, e em 1851 Jakob Kern foi premiado na exposição mundial de Londres pela qualidade de seus produtos.

Uma mudança aconteceu em 1857 para o prédio da fábrica recém-construída em Ziegel Rain, em Aarau. No ano de 1871, uma ferramenta de levantamento aprimorada por Kern foi usada na construção do túnel Gotthard, enquanto em 1898 o trabalho de levantamento do túnel Simplon foi realizado usando um teodolito Kern especialmente construído para aquele fim.

Nível de precisão

No ano de 1904, o nível de precisão do modelo 1904 foi construído com base em um relatório do engenheiro Heinrich Wild do departamento de topografia. Em 1920 Kern mudou-se para uma fábrica recém-construída em Schachen, Aarau. Entre outras coisas, ele abrigou a produção recém-estabelecida de sistemas ópticos.

1921-1930

Foi fundada em 26 de abril de 1921 a empresa “Heinrich Wild, Werkstätte für Feinmechanik und Optik, Heerbrugg” e iniciada a produção de câmeras fotográficas, que posteriormente foram expandidas para incluir câmeras amadoras de filme e câmeras estéreo. Em 1923, Heinrich Wild revoluciona o levantamento topográfico com o primeiro teodolito T2, e no ano seguinte é fundada a “Escola da fábrica de Heerbrugg” para engenheiros de precisão, montadores de máquinas e profissões relacionadas.

Autógrafo A2

Em 1926, os primeiros dois autógrafos A2 são entregues ao Amt für Landestopografie junto com os fototeodolitos Wild. No ano seguinte, o rápido desenvolvimento de aviões significa que câmeras aéreas podem ser usadas. Uma lente desenvolvida pelo próprio Heinrich Wild é usada na nova câmera aérea C2. Somente em 1929 é que a empresa WILD gera lucros pela primeira vez, sendo que os instrumentos de topografia começaram a ser produzidos em massa, e um ano depois um dos primeiros autógrafos é exibido no congresso internacional de fotogrametria em Zurique.

1931-1940

No ano de 1932 foi lançada a câmera estereométrica Wild C12, usada para levantamentos fotogramétricos, sendo usada por décadas por inúmeras organizações policiais em todo o mundo. Naquele ano, Heinrich Wild deixa a empresa.

Wild A4

O primeiro autógrafo WILD A4 foi encomendado pela polícia municipal de Zurique em 1933. Dispositivos desse tipo ainda são usados em muitos países até hoje.

Já em 1935, Heinrich Wild assina um contrato com a Kern & Co. Aarau para desenvolver e fabricar uma nova linha de teodolitos. Em 1939, os novos instrumentos topográficos são exibidos na exposição nacional suíça em Zurique, e no ano posterior é criado um fundo de seguros, um precursor do último fundo de pensões.

1941-1950

T4

Em 1942 começa a fabricação de conjuntos de desenho. Isso estava em competição direta com uma linha de produtos que Kern vinha produzindo desde sua fundação, em 1819. No ano de 1944, o instrumento astronômico universal T4, permitindo leituras de até 0,1 ”(segundos angulares), é o auge da precisão óptica mecânica. O T4 foi produzido por mais de quatro décadas e custou 70.000 francos.

DK-RT

No ano de 1947, a WILD também realizou trabalhos pioneiros na área de microscopia. Os primeiros microscópios de pesquisa produzidos em massa na Suíça, tipos M9 e M10, foram lançados. O novo taquímetro autorredutor de círculo duplo DK-RT é um instrumento padrão para levantamentos de cadastros na Suíça há décadas. Em 1948, Hans A. Traber gerenciou o desenvolvimento da microscopia de 1948 a 1956. Ele ficou famoso por seus programas sobre a natureza no rádio e na televisão suíça, transmitidos de 1955 em diante.

1951-1960

Switar-Objective

Em 1959, o escritório de cálculo óptico para tarefas científicas recebeu seu primeiro computador eletrônico, um “Zuse Z22”, o primeiro computador pertencente a uma empresa industrial na Suíça. Kern lançou o Switar-Objective 1: 1,6, f = 10 mm com a transmissão de luz mais rápida do mundo, um marco importante em óptica e o trampolim para o pedido da NASA para a missão Apollo.

1961-1970

Plotter PG2

No ano de 1961, o desenvolvimento positivo da empresa continua. Já em 1964, o centésimo milésimo teodolito WILD é calibrado em Heerbrugg e enviado para ser usado em qualquer lugar do planeta Terra. O plotter PG2 marcou o avanço na fotogrametria moderna.

Já em 1968, o primeiro instrumento infravermelho de medição de distância DISTOMAT DI10 (desenvolvido pela WILD e pela empresa francesa Sercel) revolucionou a tecnologia de topografia como o primeiro medidor de curto alcance. Ele podia medir distâncias de até 1000 m com precisão centimétrica.

Em 1969 ouviu-se a célebre fase “Houston, Base da Tranquilidade aqui, a Águia pousou”. O primeiro pouso na lua foi filmado com uma câmera que continha uma lente desenvolvida e fabricada por Kern. Um ano depois, Kern revolucionou o levantamento de inclinação com uma dose de genialidade. Hoje, os compensadores de nível usando líquido são o padrão da maioria dos fabricantes da indústria geodésica.

1971-1980

DM1000

No início de 1971, WILD Heerbrugg emprega 4.200 funcionários em todo o mundo na fabricação e vendas. Uma subsidiária do WILD é estabelecida na cidade-estado de Cingapura, no Extremo Oriente. Naquele ano aconteceu o lançamento do primeiro distanciômetro eletrônico próprio, o DM1000, baseado no método de diferença de fase para distâncias de até 1000 metros.

Em setembro de 1972, como parte de um processo de aumento de capital na Leitz, a WILD adquiriu 25% do capital social da Ernst Leitz GmbH, e um ano depois foi lançado o até então menor medidor de distância eletrônico, o DM500, que pode ser conectado ao Teodolito. A série DM500, composta por diversas variantes, vendeu mais de 10.000 unidades nos anos seguintes.

O Kern ME5000 Mekometer é, até hoje, o medidor de distância a laser mais preciso. Quando combinado com um software especial, o ME5000, também pode ser usado em uma faixa próxima (> 2 m). Distâncias de até 12 km podem ser pesquisadas usando refletores de precisão especiais. Em 1973, a primeira geração de mekômetros, o ME3000, chegou ao mercado.

Kern E2

Já em 1977 foram introduzidos os teodolitos eletrônicos, começando com o Kern E2, um grande passo em direção à digitalização e automação. O compensador de líquido embutido foi a base para os sensores de inclinação usados até hoje.

No ano seguinte, para atividades de nivelamento de precisão, o departamento de geodésia lançou o WILD N3 com um micrômetro de placa paralela integrado e prumo automático para zênite (ZL) e nadir (NL), útil tanto para edifícios altos quanto para construção de poços. O taquímetro eletrônico autorredutor de gravação WILD Tachymat TC1 pode cuidar tanto da medição dos ângulos quanto do registro dos valores medidos.

1981-1990

Theomat WILD T2000

A Kern lançou o ECDS1 (Sistema Eletrônico de Determinação de Coordenadas) em 1982. A introdução deste teodolito eletrônico revolucionou a pesquisa industrial tradicional e expandiu enormemente seu uso. No ano posterior, a digitalização começou: em 4 de março de 1983, o mundo viu a estreia do teodolito computadorizado, o Theomat WILD T2000, dando início à era da computação na tecnologia de topografia.

Em 1985, numa parceria com a americana Magnavox Corporation, foi lançado o primeiro receptor GPS para aplicações de levantamento topográfico, o WILD WM101. No ano seguinte, a formação do Grupo WILD-Leitz é anunciada em 17 de dezembro de 1986.

No ano de 1987, o primeiro protótipo do que mais tarde se tornou o SMART 310, o primeiro interferômetro 3D móvel, foi colocado em serviço em Detroit. Este foi o início da história de sucesso do rastreador a laser Leica. A história da Kern Study Collection começa em agosto de 1988 com a entrega de uma extensa coleção de instrumentos históricos, documentos, filmes e desenhos para o então City Museum Alt-Aarau. No mesmo ano a Kern & Co. AG é adquirida pelo Grupo WILD-Leitz, e no dia 1º de janeiro seguinte a empresa WILD Heerbrugg AG é renomeada para WILD-Leitz AG, Heerbrugg. Finalmente, em 1990 a WILD-Leitz se funde com Cambridge Instruments para se tornar o Grupo Leica.

1991-2000

System 200

A digitalização continua acelerada: em março de 1991, o WILD NA2000, primeiro nível digital do mundo, causa sensação no congresso de topografia mais importante dos EUA em Denver, recebendo o prêmio de inovação em fotônica. No ano seguinte é lançado o SMART 310, o primeiro rastreador a laser industrial do mundo, e um ano depois o primeiro medidor de distância portátil a laser do mundo, o Leica DISTO, atraindo grande atenção, e foi adquirida a divisão de GPS civil da Magnavox e feita a introdução do System 200 – o primeiro produto Leica GPS.

ADS40

Em 1996, o Grupo Leica se divide em Leica Microsystems, Leica Geosystems e Leica Camera. Já em 2000, o primeiro sensor aerotransportado digital, ADS40, é apresentado, sendo uma grande inovação para o mundo da fotogrametria. No mesmo ano a Leica Geosystems (LGSN) passou a ser listada na bolsa de valores suíça, e a empresa americana Cyra Technologies Inc. foi adquirida, começando assim a era da digitalização 3D de alta definição.

2001-2009

Em 2005 foi anunciada a aquisição da Leica pelo grupo Hexagon AB, da Suécia, dando início a uma nova era. O poder inovador da Kern, Wild e Leica Geosystems ainda molda o mundo da Hexagon hoje.

2010-2020

Desde maio de 2011, a Coleção de Estudos de Kern está hospedada no Museu da Cidade de Aarau. E em 2019 foi celebrado o aniversário de 200 anos do ano de fundação da Kern & Co. AG em Aarau.

2021

Este ano é celebrado o aniversário de 100 anos desde a fundação da WILD Heerbrugg AG, em Heerbrugg.

HxGN LIVE Geosummit 2021

Saiba mais sobre a história dos 100 anos Wild-Heerbrugg, participando do evento HxGN LIVE Geosummit 2021 que acontecerá de 21 a 23 de setembro. No primeiro dia do evento haverá uma seção dedicada especialmente a este assunto.