As empresas do setor de drones profissionais estão otimistas de que os próximos meses serão positivos, com aumento de negócios e entrada de recursos. É o que aponta o estudo The Drone Industry Barometer 2021, publicado pela Drone Industry Insights (Droneii), que entrevistou 678 companhias de 64 países em agosto deste ano.

Segundo o relatório divulgado em setembro, a média de otimismo está em 7,2 em uma escala de 0 a 10 – no ano passado, esse indicador foi de 6,3. Alguns segmentos são ainda mais otimistas, como o de software (7,7) e fabricantes de sistemas de detecção e neutralização de drones (7,5).

A melhoria na percepção sobre os negócios está ligada com a forma como o setor foi impactado pela pandemia da Covid-19. Isso porque boa parte (29%) das empresas disseram que não houve impactos diretos. Ao mesmo tempo, a pandemia acelerou a reorientação do modelo de 27% das empresas e aumentou a demanda em 23% das entrevistadas.

Entretanto, essa não foi a realidade para 35% das companhias, que viram a demanda cair. Nesse período, 9% precisaram reduzir a equipe de trabalho e 21% tiveram de parar em algum momento a produção e as operações.

Entre as empresas ouvidas pela Droneii, a maioria (69%) é do segmento de serviços. Na sequência aparecem hardware (24%) e software (7%).

No recorte das companhias que fornecem serviços com drones, elas informaram que as principais aplicações se concentram em dois principais segmentos: Inspeções (35%) e Mapeamento e Levantamento (28%).

Em terceiro lugar aparece Delivery, com 9%. Segundo a Droneii, esse segmento representava menos de 1% na pesquisa anterior, realizada em 2020, o que demonstra um aumento e uma consolidação do uso de aeronaves não tripuladas para entrega de alimentos, medicamentos e outros produtos. Entre as outras aplicações, estão Fotografia e Filmagem (8%), Localização e Rastreamento (3%) e Pulverização e Sementes (3%).


A Droneii também entrevistou empresas que não têm nos drones o principal negócio e usam a tecnologia para aplicações internas. O ponto mais importante apontado por elas para ter uma estrutura própria de drones é a melhoria na qualidade do serviço (82%) na comparação com a forma com que faziam anteriormente.

Outros aspectos também foram considerados importantes para essas empresas: economia de tempo (75%), melhoria na segurança do trabalho (70%) e redução de custos (61%).

Imagem de capa: Pixabay