O Landsat 9, uma missão conjunta entre a NASA e o U.S. Geological Survey (USGS), lançado em 27 de setembro de 2021, coletou suas primeiras imagens ópticas da Terra.

As imagens, todas adquiridas em 31 de outubro, estão disponíveis online, fornecendo uma prévia de como a missão ajudará as pessoas a gerenciar recursos naturais vitais e compreender os impactos das mudanças climáticas, adicionando ao registro de dados incomparáveis do Landsat que abrange quase 50 anos de observação da Terra baseada no espaço.

Estas primeiras imagens mostram Detroit, Michigan, com o vizinho Lago St. Clair, a interseção de cidades e praias ao longo de um litoral da Flórida e imagens do País Navajo no Arizona que aumentarão a riqueza de dados nos ajudando a monitorar a saúde da safra e gerenciar a irrigação. As novas imagens também forneceram dados sobre as mudanças nas paisagens do Himalaia, na Alta Montanha da Ásia, e nas ilhas costeiras e costas do norte da Austrália.

O Landsat 9 é semelhante em design ao seu antecessor, o Landsat 8, que foi lançado em 2013 e permanece em órbita, mas apresenta várias melhorias. O novo satélite transmite dados com maior resolução radiométrica de volta para a Terra, permitindo detectar diferenças mais sutis, especialmente em áreas mais escuras como água ou florestas densas. Por exemplo, o Landsat 9 pode diferenciar mais de 16.000 tons de uma determinada cor de comprimento de onda; O Landsat 7, o satélite sendo substituído, detecta apenas 256. Este aumento de sensibilidade permitirá que os usuários do Landsat vejam mudanças muito mais sutis do que nunca.

O Landsat 9 carrega dois instrumentos que capturam imagens: o Operational Land Imager 2 (OLI-2), que detecta luz visível, infravermelho próximo e infravermelho de ondas curtas em nove comprimentos de onda, e o Sensor infravermelho térmico 2 (TIRS-2), que detecta radiação térmica em dois comprimentos de onda para medir as temperaturas da superfície da Terra e suas mudanças.

Esses instrumentos fornecerão aos usuários do Landsat 9 informações essenciais sobre a saúde da cultura, uso de irrigação, qualidade da água, gravidade dos incêndios florestais, desmatamento, recuo glacial, expansão urbana e muito mais.

A equipe do Landsat 9 da NASA está conduzindo um período de verificação de 100 dias que envolve testar os sistemas e subsistemas do satélite e calibrar seus instrumentos em preparação para entregar a missão ao USGS em janeiro. O USGS vai operar o Landsat 9 junto com o Landsat 8 e, juntos, os dois satélites coletarão aproximadamente 1.500 imagens da superfície da Terra todos os dias, cobrindo o globo a cada oito dias.

Os dados do Landsat 9 estarão disponíveis ao público, gratuitamente, no site do USGS assim que o satélite entrar em operação normal.

Para mais informações sobre o Landsat 9, acesse www.nasa.gov/Landsat9.