As inscrições para a quarta edição do Prêmio MapBiomas, realizado em parceria com o Instituto Ciência Hoje, foram abertas em 10 de novembro. Este ano, além das categorias Geral, Jovem (destinada a autores principais com menos de 30 anos e não graduados) e Destaque de Aplicações em Políticas Públicas, é lançada a categoria Destaque de Aplicações em Negócios. Ao todo, são R$ 60 mil em prêmios e a promoção dos trabalhos dos vencedores por meio de vídeos e redes sociais.

O objetivo do Prêmio é reconhecer e estimular trabalhos que desenvolvem soluções e aprimoram a produção de conhecimento e aplicações em políticas públicas e no setor privado a partir dos dados de uma iniciativa, módulo ou produto do MapBiomas. Ou seja, podem ser inscritos trabalhos que utilizem dados ou citem MapBiomas Brasil, MapBiomas Amazônia, MapBiomas Chaco, MapBiomas Bosque Atlantico, MapBiomas Pampa Sul-Americano, MapBiomas Indonésia, MapBiomas Alerta, MapBiomas Árida ou o portal GeoCovid MapBiomas.

O prêmio é aberto a estudos, artigos, monografias, dissertações, teses individuais ou em co-autoria, de estudantes de nível técnico, graduação, pós-graduação e também profissionais de empresas privadas ou de ONGs, além de gestores públicos. Eles devem obrigatoriamente ser inéditos ou publicados a partir de 2020 e usar dados ou citação de qualquer iniciativa do MapBiomas. Podem, por exemplo, ser a descrição de uma aplicação dos dados do MapBiomas em políticas públicas ou projetos e atividades desenvolvidos pela sociedade civil ou empresas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site entre 10 de novembro de 2021 até 18 de fevereiro de 2022. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por cinco especialistas e representantes das organizações parceiras deste edital, que avaliarão critérios como consistência teórico metodológica, relevância, originalidade, inovação e o potencial de impacto técnico-científico, socioeconômico, ambiental e em políticas públicas. Os resultados e o evento de premiação serão divulgados em maio de 2022.

Para Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas, o aumento no número de inscrições ano a ano desde que o prêmio foi lançado, em 2018, reflete o crescente uso dos dados das iniciativas do MapBiomas que, assim como seus métodos e mapas, são de livre acesso, públicos e gratuitos.

“Essa ciência aberta permite que a cada ano aumente o número de aplicações, trabalhos e artigos científicos que utilizam os dados do MapBiomas”, explica Julia. “Hoje são mais de 500 publicações científicas que usam os dados do MapBiomas. Essa é uma das motivações para que a rede MapBiomas continue avançando com seu trabalho”

destaca

O webinar de lançamento da 4ª Edição do Prêmio MapBiomas foi realizado para apresentar as novidades desta edição e como utilizar os novos dados e módulos da plataforma do MapBiomas no Brasil:

Para saber mais, acesse https://mapbiomas.org/premio.

Sobre MapBiomas

Iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil. Esta plataforma é hoje a mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país disponível no mundo. Todos os dados, mapas, método e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita no site da iniciativa.