A Indra, uma das empresas líderes globais em tecnologia e consultoria, eleva o treinamento militar ao próximo nível com a nova versão do simulador Víctrix, que submerge os soldados em um ambiente urbano virtual no qual eles podem preparar suas missões em um enorme grau de detalhamento e precisão, até que uma execução perfeita seja alcançada.

Seis soldados colocam seus óculos de realidade virtual na sala de simulação em que estão. Eles imediatamente se movem com sua própria arma real para um cenário tático urbano, que reproduz a missão que estão preparando.

Eles estão conectados com colegas que estão em outra base a centenas de quilômetros de distância. O sistema Víctrix permite que eles compartilhem um palco virtual e treinem juntos. Ambos os grupos avançam por ruas diferentes até se encontrarem no ponto combinado para avançarem juntos, podendo interagir um com o outro. A ferramenta combina o uso de renderização 3D e tecnologias de posicionamento óptico que permitem localizar e rastrear objetos com precisão milimétrica e baixa latência. Cada soldado usa sensores no corpo para que o simulador detecte sua posição e reproduza praticamente todos os seus movimentos.

A solução permite repetir a operação quantas vezes forem necessárias até que a coordenação perfeita seja alcançada. As unidades participantes podem analisar os riscos que enfrentam, estudar diferentes táticas ou antecipar a possível resposta do adversário.

O sistema é o que mais se aproxima de um treino real, atingindo um nível de realismo semelhante ao duelo com um apontador laser, mas com a vantagem de poder introduzir todo o tipo de elementos sintéticos, como tanques de guerra ou helicópteros, e ser capaz de configurar outros parâmetros como, por exemplo, a cidade em que ocorre a ação, número de adversários, meios à sua disposição, grau de resistência que oferecem, horário e visibilidade.

Projetado para treinar soldados que enfrentam missões cada vez mais complexas, nas quais são utilizadas técnicas de guerra híbridas que tornam muito difícil discriminar o inimigo da população civil. Em muitos casos, é também um adversário avançado, que faz uso das tecnologias mais recentes e possui amplo treinamento. Os instrutores podem revisar cada movimento para corrigir quaisquer erros. A visão aérea dá a eles uma compreensão completa da posição de todo o grupo para melhorar a coordenação. Conforme os soldados completam os exercícios, a evolução é verificada.

O novo Víctrix representa um grande salto tecnológico em relação à primeira versão: vai desde a projeção do palco em uma tela até a geração de um palco virtual no qual o soldado pode se mover livremente. A primeira versão da aplicação está instalada hoje em mais de 40 bases militares das Forças Armadas espanholas. A experiência permitiu à Indra desenvolver agora uma solução muito mais avançada, mas que nasceu com uma maturidade tecnológica muito superior a qualquer outro sistema do mercado. O sistema também facilita um treinamento adaptado a cada fase da instrução, levando o soldado desde o treinamento no manejo da arma, até a preparação das mais exigentes operações táticas.