O SpaceBR Show, idealizado e organizado pela MundoGEO, já se tornou um marco no país ao reunir 60 palestrantes de órgãos públicos e empresas do Brasil e do exterior, incluindo Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Europa, para debater temas importantes para o futuro desse setor. Essa foi a primeira vez que o Brasil sediou um evento da área espacial com esta abrangência de conteúdo e com grande alcance.

O evento, que foi realizado de 8 a 12 de novembro no formato 100% online, já alcançou mais de 5 mil pessoas nas transmissões ao vivo e no replay até o momento, sendo de 41 países e mais de 952 cidades diferentes. Dados que deixam claro que o SpaceBR Show, apesar de ter sido gestado no Brasil, extrapolou as fronteiras do país, assim como o próprio setor espacial, essencialmente global.

Assista ao replay, dia a dia, das palestras do SpaceBR Show

A audiência do SpaceBR Show também evidenciou que as novas oportunidades na área espacial devem ser lideradas por uma parcela mais jovem de profissionais. Isso porque, entre todos os inscritos, 42% estão na faixa etária entre 18 e 30 anos. A segunda faixa mais presente está entre 31 e 50 anos (34%), e o restante acima dos 50 anos.

“O evento deste ano alcançou plenamente o propósito de reunir os componentes da quádrupla hélice formada pelo governo, academia, indústria e sociedade. Sendo que esta última é a principal beneficiária das inúmeras aplicações do setor espacial. Vale destacar também a crescente participação no ecossistema empresarial de um número cada vez maior de startups e seus investidores atraídos pelas oportunidades do New Space”

analisa o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann

Logo na primeira edição, o SpaceBR Show trouxe nomes de destaque no cenário espacial, a começar pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Além dele, participaram o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), coronel-aviador Marcelo Corrêa de Souza, o secretário especial adjunto do Ministério da Economia, Bruno Portela, o presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), brigadeiro do ar Rodrigo Alvim de Oliveira, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos De Nardin, e o professor de Sistemas Aeroespaciais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa.

Também marcaram presença Pam Underwood, diretora do Escritório de Spaceports da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e representantes de importantes empresas, consultorias e investidores, como Satellogic, Euroconsult, PwC France, Visiona, Avibras e o Centro de Informações Galileo na América Latina.

Ao longo das quase 20 horas de programação, ganharam destaque as discussões sobre o Programa Espacial Brasileiro, a retomada do Centro de Lançamento de Alcântara, a cadeia produtiva do setor no país e as oportunidades para as empresas brasileiras. Além disso, foram exaustivamente debatidas as tendências do mercado espacial, notadamente aquelas relacionadas ao New Space e os investimentos destinados às startups do setor. Por fim, ainda tiveram destaque os aspectos de formação e capacitação de profissionais do setor aeroespacial e a importância da disseminação da ciência espacial para a sociedade.

O SpaceBR Show teve o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e apoios institucionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Próximo SpaceBR Show já tem data marcada

O sucesso da primeira edição do SpaceBR Show já garantiu uma data no calendário de 2022. A segunda edição do evento será realizada de 17 a 19 de maio do ano que vem e dessa vez será presencial, nos 5,5 mil metros quadrados do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ela será ainda maior e mais abrangente, ampliando a participação de palestrantes de outros países da América Latina, e terá uma feira com startups e empresas do setor.

O SpaceBR Show 2022 vai ocorrer paralelamente a eventos com muita sinergia: o MundoGEO Connect, da área de geotecnologias, e a DroneShow, do setor de drones e tecnologia embarcada para usos profissionais.

“Já estamos avaliando o evento deste ano, coletando sugestões e programando o Fórum SpaceBR Show de 2022 que será realizado de forma presencial em São Paulo em paralelo com uma feira de tecnologia espacial. As empresas da feira que atuam com veículos lançadores, fabricantes e operadores de satélites e nanossatélites e prestadores de serviços do setor espacial”

adianta Granemann

As empresas interessadas em participar da feira como expositores podem reservar uma área no evento. Saiba aqui mais detalhes sobre a planta do SpaceBR Show e informações de reserva.

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO tem o propósito de disseminar conhecimento, estimular a inovação e fomentar novos negócios nos setores espacial, de drones e geotecnologias, publicando conteúdos no portal MundoGEO, nas redes sociais e realizando eventos (online, presenciais e híbridos), como DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show.