A MundoGEO, idealizadora do evento SpaceBR Show, entrevistou representantes das empresas da área espacial para fazer um Raio X do setor e conhecer as tendências. Confira a entrevista com Roger Riehl, diretor da GamaTech Soluções Térmicas.

Qual a atuação da sua empresa na cadeia produtiva do setor espacial?

Atuamos no segmento de Controle Térmico de equipamentos aeroespaciais e de defesa. Nosso foco é o projeto e desenvolvimento de sistemas integrados de controle de temperatura, seja por princípio ativo (com uso de bombas ou compressores) ou pelo princípio passivo (com uso do calor residual dos componentes para bombeamento capilar). Toda a tecnologia envolvida nos projetos e fabricação desses sistemas é de propriedade da empresa, 100% nacional.

Quais os principais produtos e/ou serviços que sua empresa oferece para atender as demandas do setor espacial?

Consultoria e projeto de sistemas de controle de temperatura, heat pipes, loop heat pipes, podendo ser aplicada a tecnologia de nanofluidos. Atuamos também na avaliação de sistemas já implementados, com foco na avaliação de seus parâmetros de desempenho para que possam ser otimizados. Cada projeto é elaborado de acordo com as necessidades do cliente e aplicações.

Como se dá a participação da sua empresa em projetos relevantes do setor espacial no Brasil?

Buscamos oferecer tecnologia inovadora em sistemas de controle térmico, em condições altamente competitivas com o que é oferecido por empresas similares no exterior. Devido à baixa demanda atual no mercado Brasileiro, nosso foco tem sido a participação em projetos nos EUA, onde atuamos no projeto térmico de 45 CuberSats 6U para fornecimento de rede 4G e 5G, e também na Europa onde atuamos no desenvolvimento e implementação da tecnologia de controle térmico que utiliza nanofluidos.

Qual a experiência internacional da sua empresa relacionada ao setor espacial?

A experiência internacional está relacionada à participação no projeto térmico e implementação/integração/testes de dispositivos (como heat pipes e loop heat pipes) nos seguintes projetos (dentre mais de 25 projetos), sendo:

  • CubeSat 6U para fornecimento de rede 4G e 5G
  • Sonda BepiColombo – em missão para o Planeta Mercúrio
  • Sonda Exomars – em missão no Planeta Marte
  • Galileo – satélites de geoposicionamento Europeu
  • Sentinel – satélites de vigilância
  • TSAT – satélites de reconhecimento e vigilância
  • Astro-H – satélite da JAXA (Agência Espacial Japonesa) para estudo de buracos negros
  • REDSAT Telecommunication Satellite
  • AMOS4 Geosynchronous Telecommunication Satellite
  • SDRL – Telecommunication Satellite
  • SLSTR – Jena Optronics – Sentinel 3 Program – Sea and Land Surface Temperature Radiometer
  • ATMIA – Navigation Satellite
  • OMUX Telecommunication Satellite

Quais suas expectativas de oportunidades em relação ao setor espacial no Brasil, relacionadas ao novo momento global do New Space?

A expectativa se baseia na possibilidade de participação de novos projetos no Brasil, uma vez que se constitua uma demanda firme por novos projetos e soluções, baseada numa política de Estado para o setor espacial brasileiro.

Qual sua recomendação para jovens empreendedores brasileiros em relação ao potencial atual e futuro do mercado espacial?

A recomendação é que busquem qualificação de qualidade, em instituições de ensino e pesquisa que realmente têm contribuído com o desenvolvimento de tecnologias para uso espacial. É altamente recomendável que possam demonstrar comprometimento, baseado em relações profissionais de alta qualidade e foco em soluções de acordo com as práticas internacionais.

Sobre o SpaceBR Show

O evento SpaceBR Show aconteceu de 8 a 12 de novembro no formato 100% online e já alcançou mais de 5 mil pessoas nas transmissões ao vivo e no replay até o momento, vindas de 41 países e mais de 952 cidades diferentes.

Assista ao replay na íntegra dos 5 dias de SpaceBR Show

O SpaceBR Show tem o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e apoios institucionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

A segunda edição do SpaceBR Show será realizada de 17 a 19 de maio de 2022 no formato presencial, nos 5,5 mil metros quadrados do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), em paralelo a outros dois eventos com muita sinergia: o MundoGEO Connect, da área de geotecnologias; e a DroneShow, do setor de drones para uso profissional.

Conheça a planta da feira SpaceBR Show e informações de reserva

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO tem o propósito de disseminar conhecimento, estimular a inovação e fomentar novos negócios nos setores espacial, de drones e geotecnologias, publicando conteúdos no portal MundoGEO, nas redes sociais e realizando eventos (online, presenciais e híbridos), como DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show.

Receba no seu WhatsApp as notícias comentadas do setor espacial