A MundoGEO, em parceria com Globalgeo e Maxar, realizou na última quinta-feira (25/11) um webinar sobre a Solução SecureWatch para gerenciamento de ativos e detecção de mudanças com o uso de dados de sensoriamento remoto.

Custos com equipes, dificuldades com logística, burocracia! Os atuais obstáculos verificados no cenário brasileiro são imensos quando há a necessidade de realizar o gerenciamento/monitoramento de ativos ou visualizar o andamento de obras e mudanças ocorridas em determinadas regiões.

Gestores públicos e privados têm encontrado enormes dificuldades para realizar tarefas como:

• Acompanhar o andamento de obras de grande porte;
• Monitorar o cultivo de plantios;
• Observar as áreas de entorno de unidades de conservação;
• Checar a expansão urbana de um município;
• Fiscalizar desmatamentos, queimadas e demais atividades ilegais;
• Verificar irregularidades em áreas de preservação permanente e faixas marginais de proteção;
• Delimitar e cadastrar propriedades rurais;
• Identificar invasões em faixas de domínio e de servidão.

Entretanto, a utilização de ferramentas de sensoriamento remoto, em especial o uso de imagens de satélite de alta resolução, torna-se uma solução efetiva para tais atividades.

A Globalgeo Geotecnologias, utilizando imagens de satélite de alta resolução em conjunto com o conhecimento técnico da sua equipe, permite aos gestores públicos e privados o acesso a informações de diferentes datas para suporte na tomada de decisões. A principal solução oferecida pela Globalgeo para esta atividade é o SecureWatch.

O SecureWatch é um serviço que permite acesso completo ao acervo de imagens dos satélites da Maxar (antiga DigitalGlobe). Neste serviço, os usuários contratam pacotes de acesso aos dados, seja para visualização (streaming) e/ou download”. Com o SecureWatch é possível acessar as imagens existentes em todo o banco de dados da maior operadora de satélites comerciais do mercado global. Tal acesso pode ser realizado através dos principais browsers de internet ou através de plugin com possibilidade de visualização direta pelos softwares ArcGIS e QGIS.

A resolução espacial das imagens disponibilizadas pode variar entre 30 cm e 60 cm, dependendo do satélite que adquiriu determinada imagem. Diariamente, milhares de imagens são adquiridas pelos satélites Maxar e estas imagens passam a ficar disponíveis na solução SecureWatch.

Um grande número de empresas e órgãos governamentais brasileiros já utilizam o SecureWatch. Venha conhecer melhor esta solução!

Apresentação:

  • Eduardo Paço, Diretor Executivo da Globalgeo
  • Marcelo Moraes, Diretor Técnico da Globalgeo