Os processos econômicos e sociais são responsáveis pelas constantes mudanças no espaço urbano e rural. Acompanhar a modificação do uso do solo, o crescimento urbano e as alterações nas áreas verdes é de fundamental importância para o planejamento e administração dos municípios, tanto no que tange a proteção do meio ambiente e utilização de recursos naturais, quanto na questão da obtenção e apuração de receita municipal.

O sensoriamento remoto constitui uma importante fonte de informações, especialmente quando se necessita da visão global de uma determinada área. Atualmente, com a disponibilização de imagens de satélite de alta resolução espacial (até 15 cm de GSD), se torna ainda mais fácil para os municípios realizarem seus mapeamentos, como foi o caso de Itapecerica da Serra/SP.

A prefeitura da cidade, localizada na região metropolitana de São Paulo, adquiriu imagens com as bandas RGB e Infravermelho Próximo que, segundo Leandro Amazonas, responsável pelo Departamento de Geoprocessamento do município, tem como o principal objetivo, auxiliar no desenvolvimento do Plano Municipal da Mata Atlântica. E ele acrescenta que o uso das imagens também será direcionado a outras áreas, tais como, fiscalização, receita, obras, regularização fundiária, planejamento e meio ambiente.

Embora a obtenção das imagens não ter sido realizada tendo como foco principal o ganho na arrecadação do município, Leandro afirma, também, que os profissionais da localidade observaram que a qualidade das imagens irá auxilia-los nos levantamentos de comparações do aumento construtivo municipal. Devido ao pouco espaço de tempo entre as bases de imagens adquiridas (2019 – 2021), a prefeitura acredita que o percentual a ser atualizado esteja entre 10% a 20%.

Por fim, Leandro Amazonas afirmou que

Desde a solicitação até a finalização do projeto, a equipe da Globalgeo esteve prontificada a auxiliar em qualquer dúvida que pudesse surgir durante todo o trâmite. Agradecemos pelo ótimo atendimento da equipe que participou do projeto.”

A Globalgeo, através de seu corpo técnico, auxilia as prefeituras, órgãos públicos, empresas e até mesmo pessoas físicas a identificar quais tipos de imagens e serviços melhor se adequam as suas necessidades, potencializando assim os recursos financeiros de seus clientes.

Para outras informações acerca de como a equipe da Globalgeo poderá colaborar com seu projeto, entre em contato conosco:

globalgeo@globalgeo.com.br
+55 31 2533-9900
+55 31 3234-0294