A XMobots recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no dia 18 de novembro de 2021, o deferimento ao primeiro processo de credenciamento de examinadores oficiais para formação de pilotos de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS), no Brasil. O deferimento do processo atribui qualificação de examinadores a Henrique Dantas e Moisés Pedrici, ambos pilotos formados dentro da escola de formação de pilotos da XMobots, a XPilot, sendo, inclusive, os primeiros a receberem licença e habilitação da Agência para operações acima de 400ft AGL de RPAS classe 3.

A qualificação é resultado do intenso trabalho feito junto à ANAC que culminou nos processos de emissão de licenças e habilitações para dezenas de pilotos que já passaram pelo curso da XPilot, tendo concluído as fases teórica e prática.

Neste momento, a XMobots atinge um nível ainda não alcançado em cenário nacional, já que na figura dos senhores Henrique e Moisés, passa a ter a qualificação de examinadores credenciados, habilitados, portanto, a executar as avaliações (check) dos candidatos que ingressam no curso.

Décio Palhas Jr. (Gerente de certificação XMobots) entrega documento oficial a Moisés Pedrici (Coordenador de Treinamento de Pilotos de RPAS XMobots)
Décio entrega documento oficial a Henrique Dantas (Coordenador de suporte técnico XMobots)

O deferimento representa também maior celeridade ao processo de formação dos pilotos, contribuindo com a formação de um maior número de pilotos qualificados às operações acima de 400ft AGL para aeronaves de até 25kg de PMD. O profissionalismo e a qualificação técnica dos profissionais da XMobots em suas atividades seguem pavimentando o caminho com o principal objetivo de contribuir para o crescimento sustentável e seguro do mercado de drones no Brasil, o que certamente passa pela formação e qualificação adequada de operadores de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas que ganham, cada vez mais, os céus do país.

Depoimento Moisés Pedrici:

“Sinto-me honrado em receber da ANAC o primeiro credenciamento de examinador de pilotos de RPA para voos acima dos 400 pés do Brasil. Foram muitos anos de estudo, desenvolvendo metodologias de trabalho embasadas na experiência que tenho à frente da XPilot e na formação de pilotos de drone.

Receber esse credenciamento é uma responsabilidade enorme, pois o examinador é um representante da ANAC e tem o papel de avaliar uma pessoa que tem o sonho de ser piloto de drone em um nível profissional único e completo. Ao mesmo tempo, como um integrante do time XMobots, me sinto feliz em trazer para dentro da empresa essa exclusividade que certamente irá impulsionar o mercado e a carreira dos pilotos de aeronaves remotamente pilotadas do país”.

Mais informações:
https://xmobots.com.br
contato@xmobots.com.br