A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), por meio da Gerência de Licenciamento Ambiental e Outorgas, adquiriu um Drone Mavic 2 Pro + kit Fly More, para atuar na resolutividade dos problemas referentes as condicionantes ambientais impostas pelo Órgão Ambiental do Estado (Idema) na obtenção das Licenças Ambientais dos Sistemas de Abastecimento e de Esgotamento Sanitário em todo o Estado.

Também esse equipamento será de grande importância no acompanhamento da implantação e desenvolvimento de “Cercas Vivas” no entorno das Estações de Tratamento de Esgoto e acompanhamento da execução de Planos de Recuperação de Área Degradada (Prad), como também, identificando não apenas situações de irregularidades e mau uso, mas também estruturas instaladas e não licenciadas pelo Idema.

Também são essenciais as informações geradas em termo de mapeamento dos imóveis e equipamentos da empresa, principalmente no que se refere a situação fundiária e localização em Áreas de Preservação Permanente (APP).

É incontestável o potencial de usos dos Drones na área ambiental, oferecendo maior detalhamento e agilidade, advindas de imagens aéreas, na obtenção de informações para o uso estratégico em tempo real. Desta forma, dentre as vantagens oferecidas por este sistema de captura de imagens, quando comparados aos mais convencionais, destacamos a melhor resolução espacial das imagens e maior flexibilidade para a aquisição dos dados.

Desta forma, além do atendimento às demandas do Idema, a aquisição do Drone ampliará significativamente a capacidade analítica da GLA em suas atividades de rotina em termos de vistorias, verificação e mensuração dos serviços prestados em diferentes temas relacionados a projetos ambientais.

Com informações da Caern

Receba notícias comentadas sobre Drones no seu WhatsApp