Muitas atividades econômicas exigem a construção de estruturas que apoiam seus processos, porém em muitos casos são estruturas que requerem manutenção e monitoramento contínuo. Dentre estas diversas estruturas podemos citar: barreiras, taludes de mineração, diques, pontes, edifícios, túneis, barragens hidrelétricas, barragens de rejeito, estruturas em rodovias e ferrovias, entre outras construções de proteção, sustentação e isolamento.

Além do domínio da engenharia durante a obra, essas estruturas demandam monitoramento constante após sua construção, de modo a confirmar sua estabilidade e garantir a sua segurança e a de todos no seu entorno. Além disso, existem diversas estruturas naturais que estão sujeitas a rompimento, escorregamento ou colapso, um exemplo, seria a estrutura de rocha que colapsou no lago de Furnas em Capitólio – MG.

Para estas e outras estruturas, a Santiago e Cintra oferece soluções de monitoramento, utilizando Estações totais Robóticas Trimble, receptores GNSS, sensores para automação de piezômetros, sensores para medição de rachadura, inclinômetros superficiais e de poço, sensores sísmicos, entre outros sensores, além de softwares especializados capazes de receber informações destes sensores em tempo real.

A SC oferta o que há de melhor e mais avançado no mercado. Tais soluções ajudam a prever desastres que podem ser provocados pela ação de chuvas, infiltrações na estrutura, aumento de pressão, excesso de carga, desgaste natural, erosões, abalos sísmicos, instabilidades geológicas, falhas de projeto, falhas durante o processo de construção, trincas, rachaduras, dentre outros modos de falha.

Atualmente o monitoramento em tempo real de Barragens de Rejeito de Mineração com alto risco e alto dano potencial é obrigatório, conforme a Resolução n° 13, de 8 de agosto de 2019, da Agência Nacional de Mineração (ANM). Porém, como citado, outras estruturas necessitam e tem alta recomendação para uso de monitoramento contínuo, além da necessidade de inspeções constantes.

Os equipamentos e softwares ofertados pela Santiago e Cintra são capazes de coletar dados com precisão relacionados a diversos modos de falha da estrutura, transmiti-los em tempo real, gerando gráficos e relatórios automatizados, além de fornecer informações que possibilitam a melhor tomada de decisão, de onde estiver, seja no dia a dia, seja em situações emergenciais.

As Estações Totais Robóticas Trimble possuem a mais avançada tecnologia do mercado. Estes equipamentos são capazes de coletar, continuamente, as coordenadas dos Marcos Superficiais que representam a geometria da estrutura de forma automatizada, transmitindo em tempo real estas informações, via internet ou intranet, para poderoso software Trimble 4D Control. Além disso, integram a tecnologia MagDriveTM de acionamento por indução magnética que possibilita movimentos rápidos e sem contato mecânico, entregando a melhor precisão, menor consumo de bateria e menor desgaste do equipamento.

Os Receptores GNSS Trimble, são ideais e desenhados para aplicações de monitoramento contínuo. Estes permitem alta taxa de coleta de coordenadas dos marcos superficiais, possuem sistema operacional interno que permitem conectividade via internet e capacidade de rastrear múltiplas constelações.  Os receptores GNSS Trimble, como por exemplo, o Trimble Alloy e R9s são modulares e preparados para entregar os melhores resultados mesmo em ambientes mais desafiadores utilizando, por exemplo, a tecnologia Everest de rejeição de sinais com multicaminho.

Diferentes modos de falha requerem diferentes sensores medindo e monitorando diferente informações da sua estrutura. Pensando nisso a SC também traz para o mercado os sensores da Senceive. A Senceive possui tecnologia de comunicação em rede Mesh, a tecnologia Senceive FlatMesh e comunicação sem fio de longo alcance chamada Senceive GeoWan. Além de um sistema de comunicação altamente eficiente, a maioria dos sensores da Senceive possui uma tecnologia inovadora de bateria, que permite operação por até 15 anos com uma única bateria interna, sem a necessidade de alimentação por rede elétrica ou painéis solares. Além da bateria de longa duração, estes sensores já possuem internamente o módulo de comunicação para rede FletMesh ou GeoWan, o que permite rápida instalação, uma vez que não é necessária nenhuma infraestrutura especial de alimentação ou de comunicação extra. No seu portfólio de sensores a Senceive possui inclinômetros superficiais, inclinômetros de poço, sensores para automação de piezômetros de corda vibrante, sensores para automação de medidores de rachadura (crack meter), medidores de tensão, detecção de umidade, condutividade, sensores de torque, células de carga, entre outros.

Adicionalmente oferecemos sensores de alto desempenho para monitoramento sísmico. Representamos no Brasil a REFTEK, empresa canadense que possui registradores de dados e vários modelos de sismógrafos de superfície de alta sensibilidade e a ASIR, uma empresa americana, fabricante de sismógrafos de poço passíveis de serem instalados a quilômetros de profundidade. A REFTEK e ASIR possuem sismógrafos que podem ser aplicados a microssísmica, técnica que vem sendo aplicada no monitoramento de diversos tipos de estrutura.

No Brasil não temos a ocorrência de sismos de grande intensidade, porém temos sim todos os anos grande quantidade de pequenos sismos que podem influenciar na estabilidade das mais diversas estruturas, por isso a importância de monitorar tais parâmetros.

Os sensores Trimble e Senceive podem ser integrados ao software Trimble 4D Control, este software possui recursos de visualização gráfica de deslocamento e aceleração dos marcos superficiais, visualização gráfica das variações detectadas por diversos sensores, mapas com os vetores de deslocamento e posicionamento dos sensores, ferramentas de cálculo, cálculo do inverso da velocidade do deslocamento, emissão de alertas baseado em lógica booleana, o que permite combinar informações de múltiplos sensores para gerar alertas confiáveis e relatórios personalizados a respeito da estrutura.

Um sistema automatizado de monitoramento minimiza visitas a campo, reduz custos de operação e aumenta a confiabilidade do monitoramento, entregando informações 24 horas por dia.

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com nossa equipe de vendas.