A Speedbird Aero obteve hoje a primeira Autorização de Projeto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Drone Delivery no Brasil, em processo conduzido pela empresa AL Drones. Considerado um marco na Aviação, a autorização permite que as entregas com Drones se tornem uma realidade definitiva no país, para transportar alimentos e outros produtos de maneira regular e escalável.

Essa Autorização habilita a RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) modelo DLV-1 NEO, fabricada pela Speedbird Aero, a operar comercialmente em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visada visual do piloto.

O DLV-1 NEO também se torna o primeiro multirrotor a receber a Autorização de Projeto da ANAC, o que representa uma quebra de paradigma no contexto da certificação de aeronaves remotamente pilotadas no Brasil.

A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto.

Após a cerimônia, que ocorreu hoje à tarde, a Speedbird Aero passa a ser a primeira detentora de uma Autorização ANAC para Drone Delivery no Brasil.

Cerimônia de Autorização de Projeto realizada hoje, 20 Jan 2022, na Sede da ANAC em São José dos Campos (SP)

Autorização marco no setor

A obtenção da Autorização de Projeto para o DLV-1 NEO só foi possível com o engajamento conjunto da Speedbird Aero, a AL Drones, bem como o apoio de empresas parceiras e dos engenheiros da ANAC em todas as etapas do projeto.

O processo junto à ANAC teve uma duração de oito meses, tempo recorde para uma Autorização desta magnitude.

O aspecto segurança é fundamental na Aviação, e foi o principal foco da Autorização de Projeto. O Drone Delivery envolve um escopo de voo bastante desafiador: BVLOS em ambiente urbano.

Dessa forma, além dos ensaios de projeto e sistemas embarcados, todo o conceito operacional foi avaliado extensivamente em conjunto com a ANAC.

Entre outubro e dezembro de 2021, foram realizados testes em parceria com o iFood, para entrega de refeições entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe. O Drone decolava próximo ao Shopping RioMar Aracaju, e percorria 2,8 quilômetros até Barra dos Coqueiros, com pedidos. Esse trajeto com a RPA dura 5 minutos 20 segundos. No modal tradicional, a entrega pode levar entre 25 e 55 minutos, o que confirma a viabilidade dos Drones como aceleradores desse transporte.

As entregas em Aracaju contaram também com a presença do primeiro Birdport Speedbird Aero, um projeto Speedbird Aero e Mercedes Benz, que permite uma estação operacional móvel em uma van sprinter, trazendo mais eficácia e agilidade para toda a logística da operação.

Van Speedbird Aero para acompanhamento das entregas aéreas não tripuladas

Certificação Aeronáutica: passo definitivo para o Drone Delivery

A parceria entre a pioneira de Drone Delivery Speedbird Aero, e a AL Drones, maior consultoria em certificação de Drones do Brasil, iniciou em 2019. Desde então, as empresas trabalharam engajadas no desenvolvimento e certificação das aeronaves de entrega.

O primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) foi obtido em 2020, para o modelo DLV-1 Legacy. Na ocasião, a autorização permitia a realização de voos BVLOS experimentais, no Shopping Iguatemi de Campinas (SP).

A maturidade desenvolvida pela Speedbird Aero para entregas em caráter experimental foi um grande acelerador da autorização conquistada hoje. Nos últimos anos, a Speedbird Aero agregou novas tecnologias para aumentar a segurança e desempenho das aeronaves. A AL Drones garantiu que todo o projeto fosse desenvolvido e certificado em acordo com os requisitos da Indústria Aeronáutica.

Durante o desenvolvimento, o DLV-1 NEO incorporou conceitos avançados da Indústria da Aviação, para a redundância de sistemas, proteções automatizadas e procedimentos padronizados.

Ensaios em Voo: Segurança nas entregas

A campanha de ensaios em voo, parte do processo de Autorização de Projeto para o DLV-1 NEO, ocorreu entre Agosto e Dezembro de 2021.

“Para viabilizar as entregas por drones, o projeto foi idealizado para garantir a segurança de voo, também permitindo a expansão da tecnologia de maneira sustentável. Cada detalhe foi analisado, em conjunto com a AL Drones, para que seguissem os padrões da indústria aeronáutica, e que as entregas aéreas acontecessem de maneira segura e escalável”, destaca Samuel Salomão, CPO e cofundador da Speedbird Aero.

André Arruda, sócio e cofundador da AL Drones, ressalta que “a Autorização de Projeto do DLV-1 NEO seguiu a prática da certificação aeronáutica, trazendo protocolos de ensaio em voo para que o Drone demonstrasse a segurança na operação. Os ensaios em conjunto com a Speedbird foram completos, envolvendo demonstração de falhas, redundância de sistemas, procedimentos e maturidade da RPA”.

Durante os ensaios, o apoio da ANAC foi fundamental, agregando conhecimento e rigor da Autoridade Aeronáutica para a operação do Drone. A campanha de ensaios envolve os testes com testemunho da própria ANAC, que participou ativamente no processo.

Lucas Florêncio, cofundador da AL Drones, destaca que “na iniciativa conjunta com a Speedbird Aero para a autorização deste Drone Delivery, as empresas levaram a filosofia aeronáutica para o campo dos drones. O objetivo é alinhar a experiência da aviação aos procedimentos de entrega”.

Speedbird Aero e AL Drones durante ensaios de Autorização do DLV-1 NEO

Próximas Etapas

Enquanto o Drone Delivery avança como atividade econômica, novas tecnologias abrem as portas para o futuro das entregas. Conceitos como a Identificação Remota (Remote ID), o UTM (UAS Traffic Management), e o DAA (Detect and Avoid) são apenas alguns dos avanços que permitirão expandir ainda mais a operação dos Drones no Espaço Aéreo em um futuro próximo.

Manoel Coelho, CEO e cofundador da Speedbird Aero acredita que, com o avanço da logística aérea não tripulada, as perspectivas de entrega se abrem para diferentes setores da indústria e comércio. “A diminuição dos tempos de entrega, a redução de custos e das emissões de poluentes, e otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora, que decola hoje no Brasil com a autorização concedida pela ANAC ao DLV-1 NEO”, finaliza Manoel.

Mais informações:
www.speedbird.aero
www.aldrones.com.br