A 33ª edição do Show Rural Coopavel, considerado um dos três maiores eventos do mundo na disseminação de conhecimentos para o campo, terá mais uma novidade. A organização do evento, programado para o período de 7 a 11 de fevereiro do ano que vem, em Cascavel (PR), firmou parceria com a Geo-X, startup residente no BioPark, em Toledo, para identificação e detecção de drones não registrados. A Geo-X utilizará a plataforma própria para identificar os aparelhos não registrados.

Segundo o diretor comercial da Geo-X, Fernando Shimata Ghiraldi, o trabalho visa resguardar os visitantes e todos aqueles que vão trabalhar no evento (antes da pandemia, o Show Rural recebia mais de 300 mil pessoas).

“A Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] regulamenta a operação civil de aeronaves remotamente pilotadas, como os drones. Os equipamentos devem estar registrados na Agência e os pilotos têm que estar habilitados e apresentar autorização de voo pelo DCEA [Departamento de Controle do Espaço Aéreo, do Comando da Aeronáutica brasileiro]”, explica Ghiraldi.

A plataforma da Geo-X, que utiliza inteligência Artificial (IA), será responsável pela triagem dos drones, verificando que estão devidamente autorizados ou estão irregulares. Os não registrados serão encaminhados para as autoridades policiais – o regulamento da Anac define que quem operar os equipamentos de forma irregular poderá responder nas esferas administrativa, cível e penal.

O coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, observa que a inovação faz parte do DNA do evento. O Show Rural Digital, da qual a Geo-X fará parte, é um bom exemplo.

“O Show Rural é uma vitrine de tecnologias, abrindo espaço para as empresas apresentarem soluções para o agronegócio. A parceria com a Geo-X nos coloca mais uma vez pensando à frente, seja na segurança dos dados e de todos aqueles que estarão trabalhando ou visitando o evento”, frisa Rizzardi.

Detecção e outras funções

Para o Show Rural Coopavel 2022, a Geo-X disponibilizará a versão básica da plataforma, para detecção e monitoramento dos voos de drones. A empresa desenvolveu outras funções que utilizam a computação cognitiva para a defesa de portos, aeroportos, fronteiras, entre outros. “O pacote completo inclui a mitigação e até a captura de drones. A plataforma pode ser aplicada para feiras e exposições, competições esportivas e muito mais”, completa Fernando Ghiraldi.