O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está buscando cinco profissionais para trabalhar no desenvolvimento de sistemas para geração, distribuição, acesso e visualização de imagens de sensoriamento remoto dos satélites CBERS, Amazônia-1 e Sentinel-2.

O(a) bolsista irá estudar tecnologias que se adequem às necessidades dos sistemas a serem desenvolvidos, contribuir para a tomada de decisões tecnológicas e atuar na arquitetura e desenvolvimento de sistemas front-end e back-end.

Como atividades específicas, irá projetar, desenvolver e testar software, usando Python, juntamente com frameworks em seus respectivos ecossistemas como tecnologia de back-end primária.

Para isso deve ser capaz de:
1) criar e manter sistemas front-end usando ferramentas como HTML, CSS, JavaScript (ES6+) e APIs HTML5;
2) utilizar sistemas de banco de dados relacional (PostgreSQL) e suporte geoespacial (PostGIS);
3) instalar e configurar sistemas de terceiros em ambiente Linux.

Experiência em processamento de imagens, geoprocessamento e bancos de dados geográficos é um diferencial.

A contratação se dará por bolsa do CNPq, modalidade DTC-A, com carga horária de 40 horas semanais. O candidato deve ter graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou outra área de TI, doutor, mestre, graduado ou profissional com nível equivalente ao de técnico, com experiência profissional mínima comprovada de 2, 6, 10 e 12 anos, respectivamente, em atividades de desenvolvimento de software e sistemas informáticos.

Os(as) interessados(as) devem enviar seus currículos para luciana.mamede@inpe.br até 15 de Março de 2022.

Receba notícias comentadas do setor espacial no seu Whatsapp