A Imagem Geosistemas – representante da Esri no Brasil – acaba de fechar uma parceria com o ICEYE, fabricante finlandês de microssatélites, para oferecer a distribuição dos seus produtos no país. A empresa, que utiliza tecnologia avançada com o uso de satélites SAR (Radar de abertura sintética), possibilita a captura de imagens com alta resolução espacial que detectam mudanças no uso e na cobertura da terra e podem ser utilizadas para fins de monitoramento e captação de dados.

Entre as características do ICEYE que motivaram a parceria está a eficiência oferecida através do alto número de satélites em órbita, que atualmente somam 16, apresentando uma grande capacidade de revisita e a extensão da área que pode ser capturada. “Hoje operamos a maior constelação de satélites SAR do mundo e somos a única empresa a oferecer imagens diárias de qualquer lugar, sob quaisquer condições climáticas. Para o mercado, isso quer dizer extrema confiabilidade e capacidade de se monitorar áreas de interesse durante a noite e em período de chuvas ou outros eventos climáticos extremos”, conta Caio Miranda, Desenvolvedor de Negócios e Vendas da ICEYE.

Outro ponto que comprova a importância dos produtos é a alta qualidade das imagens e dos dados, que são disponibilizados através de sensores ativos, tecnologia que garantiu o pioneirismo e a liderança no mercado New Space. A diferença em relação ao sensor passivo, que é o sensoriamento remoto mais comum, é que o ativo não depende da luz do sol e captura imagens através da própria radiação. Por utilizar estímulos internos, sua atuação ocorre sem a interferência de ocorrências externas.

Ainda, a Imagem Geosistemas, que é distribuidora oficial do ArcGIS – produto da americana Esri, acredita que o novo parceiro de dados gerará benefícios aos clientes que já utilizam a plataforma de informações geográficas, por apresentar serviços que complementam sua utilização. “Enquanto, por um lado, o ICEYE entrega as imagens com extrema precisão, por outro, a Esri oferece a ferramenta de sensoriamento remoto e processamento, conhecida como ArcGIS, que possibilita gerar análises de qualidade a partir dessas imagens”, explica Mauricio Meira, Gerente de Parcerias e Novos Negócios da Imagem Geosistemas.

As possibilidades de aplicações da tecnologia de monitoramento do ICEYE são extensas, podendo atingir diferentes propósitos, desde a prevenção de acidentes naturais até a atuação na agropecuária, o que faz com que seus serviços sejam opções assertivas para empresas de segmentos distintos do mercado. “Além disso, como o ICEYE diminuiu o tamanho dos satélites, ele consegue operar um número maior de dispositivos SAR por um custo menor, oferecendo ótimo custo-benefício”, comenta Mauricio.

Confira alguns exemplos de aplicações:

  1. Desmatamento: o satélite de radar pode identificar e monitorar o desmatamento em lugares como a Amazônia e outras florestas tropicais. A tecnologia é essencial para trazer nitidez nesses lugares que apresentam muitas variações sazonais.
  2. Colheita: A colheita é muito importante para a agricultura e empresas que financiam o agronegócio. A maior safra do Brasil acontece nos períodos com mais nebulosidade, sendo importante acompanhar o momento e a produtividade da colheita com garantia de precisão.
  3. Acidentes naturais: Em épocas de muita chuva, os satélites permitem identificar áreas de risco ou áreas afetadas por inundações ou deslizamentos e levantar dados, trazendo formas de prevenção e contenção.
  4. Exploração de petróleo: Pode auxiliar na identificação de manchas de óleo no oceano e mapear onde deve ser feita a retirada de petróleo, evitando gastos e reduzindo o tempo de extração.
  5. Mineração: A maior parte das minerações a céu aberto armazena rejeitos em represas ou lixões, o que faz com que essas barragens e pilhas precisem ser monitoradas, evitando o risco de deslocamento e perda de rejeitos.
Foto aérea de Brasília
Mina escondida no Chile

Mesmo que a atuação da ICEYE no Brasil seja uma novidade possibilitada pela parceria com a Imagem Geosistemas, a empresa, que fabrica e opera a maior constelação de satélites SAR conhecida, já possui um portfólio relevante a nível mundial, atuando também na América Latina, principalmente nos setores de Defesa e Segurança, Mineração, O&G e de aplicações Marítimas.

Receba notícias comentadas do setor Espacial no seu WhatsApp