A Kosmos Rocketry é uma equipe de competição de foguetes do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), um dos campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que possui o objetivo de fomentar a evolução tecnológica aeroespacial no Brasil, através do desenvolvimento de foguetes para participações em competições internacionais e da realização de workshops e exposições.

Fundada em 2013, a Kosmos passou pelas mãos de várias gerações de estudantes do CTJ, levando a oportunidade de aplicar na prática os conceitos vistos no decorrer do curso, além de desenvolver soft skills e hard skills. Ao longo dos anos, esteve presente e recebeu diversos prêmios em diferentes edições de competições nacionais e internacionais, como o Festival Brasileiro de Minifoguetes e a Latin America Space Challenge (LASC), porém em 2022 enfrentará seu maior desafio: a Spaceport America Cup (SAC), a maior competição de foguetes universitários do mundo, que ocorre nos Estados Unidos.

A Spaceport America é uma base espacial comercial localizada na bacia de Jornada del Muerto, Novo México. O espaço favorece o lançamento de diversos projetos durante o ano, além de, anualmente, promover a Spaceport America Cup, em conjunto com o IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition), atraindo equipes rocketry de todo o mundo no evento mais importante da modalidade. A SAC conta com competições de foguetes em diversas categorias, uma conferência acadêmica com palestras e seminários com especialistas, além da interação entre equipes participantes, professores, profissionais da área, representantes da indústria e entusiastas amadores, que resulta em excelentes trocas de experiências.

A Kosmos está entre as cinco equipes brasileiras selecionadas para participar da edição de 2022 no próximo mês de junho, sendo a única representante da região sul desta edição e a primeira a levar o nome de Santa Catarina.

Atualmente a equipe possui 4 projetos ativos, sendo esses o FTK (Foguete de Treinamento Kosmos), o Alfa, o Nebula e o VLK-1 (Veículo Lançador Kosmos), sendo que o último participará da SAC na categoria de 3 km de apogeu. O projeto do VLK-1 foi iniciado em 2021, está na fase de desenvolvimento de protótipos e testes, com alguns subsistemas já em desenvolvimento e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), que financiou parte do valor do projeto em materiais.

Apesar de ser o primeiro foguete da categoria de 3000 metros da Kosmos, seus subsistemas são atualizações dos subsistemas já validados em outros projetos. Esta estratégia permite que sejam desenvolvidos foguetes mais avançados em um curto período de tempo e com grande confiabilidade.

Para que seja possível tudo isso, a equipe está em busca de novos patrocinadores e apoiadores através de um crowdfunding lançado em seu site. Essa campanha de financiamento coletivo possui diversas recompensas digitais e físicas, como, por exemplo, receber o seu próprio foguete (já utilizado em outros lançamentos pela equipe) personalizado. Para apoiar, acesse www.kosmosrocketry.com/crowdfunding e escolha qual o melhor nível de apoio para você.

SpaceBR Show 2022

Além disso, a Kosmos estará presente no SpaceBR Show 2022, em que terá um estande de exposição dos projetos e buscará criar conexões com mais pessoas e empresas. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio em São Paulo e contará com a presença de diversas empresas e startups do mercado espacial internacional para a realização de uma Feira da Indústria Espacial e também um Fórum Híbrido (presencial e online), com tradução simultânea, em que serão apresentadas e debatidas tendências e oportunidades locais e globais para toda a cadeia produtiva do setor.

Construção e Lançamento de Foguetes

O Esquenta Online SpaceBR Show 2022: Construção e lançamento de foguetes no Brasil – Desafios e Resultados vai acontecer nessa terça-feira (8/3) às 11h (hora de Brasília) com inscrição gratuita.

Apresentação:

  • João Pedro Golynski – Capitão da equipe Kosmos Rocketry da UFSC (Campus Joinville)
  • Danilo Sakay – Analista de Projetos Espaciais – Funcate/AEB – Agência Espacial Brasileira
  • Emerson Granemann (moderador) – Fundador e CEO da MundoGEO