A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu, na última segunda-feira (14/3), os alunos de pós-graduação em Direito e Política Espacial  da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e o procurador federal Ian Grosner.

Os convidados participaram da palestra ministrada pelo presidente da AEB, Carlos Moura, cujo tema principal foi “O Programa Espacial Brasileiro como um instrumento para a sociedade”.

Na apresentação, ficou claro como o Programa Espacial Brasileiro (PEB) é importante para o desenvolvimento, não só da área espacial mas para o crescimento econômico, humano e social do país. “Quando uma empresa se propõe a utilizar o Centro Espacial de Alcântara (CEA), não basta utilizá-lo como um vetor, é necessário alavancar a região. É disso que se trata o PEB”, disse Moura.

Durante a palestra, foi discutida a importância do desenvolvimento sustentável e as atividades espaciais, em vista ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nós temos que ter esse olhar de sustentabilidade em se tratando de produção espacial, dos lançamentos e das composições”, declarou Aluísio Camargo, diretor de Planejamento, Orçamento e Administração (DPOA) da AEB.

Ian Grosner comentou sobre a importância da visita institucional para os alunos. “Hoje nós temos poucos cursos em Direito Espacial. É importante haver essas visitas para que possamos intercalar a teoria com a prática. É primordial que os alunos tenham esse contato com as instituições. Fico feliz pela AEB nos convidar e trazer esse aprendizado, visto que a Agência é o principal órgão do Programa Espacial Brasileiro”, disse o procurador.

“Ver que o que a gente estuda torna tudo mais real. A gente acaba ficando em um polo muito distante das tomadas das decisões quando focamos apenas na teoria. Esse tipo de visita incentiva a continuar estudando. É bom ter pessoas da área para conversar, tirar dúvidas e ter essa vivência”, disse Natalia Rosa, aluna do curso de pós-graduação.

“Eu acho que é bem importante para a difusão do Direito Espacial que hoje, no Brasil, é uma área bem incipiente. Não há muitos profissionais que são qualificados no tema e a maioria estudou no exterior. Acho que o Direito é muito importante para trazer o desenvolvimento espacial para o país, porque se o Brasil quer se tornar um dos grandes players mundiais, a gente precisa da segurança jurídica tanto para a parte pública, quanto para as privadas que vão atuar no setor”, complementa Thaís Zandoná, também estudante de pós-graduação.

Entenda tudo sobre o Direito Espacial em série de 5 episódios

Ian Grosner aproveitou a oportunidade para assumir o cargo de chefe da Divisão de Análises e Pareceres, da Procuradoria Federal, junto à Agência Espacial Brasileira. “As pessoas que trabalham com o espaço trabalham com muita paixão, e eu tenho certeza que o Ian, como professor e profissional do Direito, tem muito a agregar na AEB”, afirmou o presidente da AEB, Carlos Moura.

“Diante da especialização que eu fiz e que já busco há alguns anos na parte do Direito Espacial, eu sempre vi a oportunidade de vir trabalhar na AEB como algo que eu queria para a minha carreira e que se concretizou. Eu espero poder contribuir com o conhecimento adquirido e fazer parte dessa família”, finalizou Grosner.

Com informações e imagens da Coordenação de Comunicação Social da AEB

Receba notícias comentadas do setor espacial no seu WhatsApp