Uma tecnologia que está revolucionando o mundo da geotecnologia é a medição realizada em drones.

Considerada uma novidade no mercado, o método tem ganhado cada vez mais adeptos, seja por prestadores de serviços, ou até mesmo grandes empresas.

E não é pra menos: o aumento da precisão do resultado em relação às estações totais é notório, além de determinar uma superfície 3D do terreno, criando um clone da realidade.

O especialista da CPE Tecnologia na área, Boaz Teixeira, elenca outras vantagens da tecnologia Lidar (laser scanner) acoplada aos drones:

“Além de ser um método de medição direta, ou seja, não precisar de intermediários para obter o resultado, ela também é muito fácil de ser usada e não depende de iluminação. ”

O resultado

O material 3D entregue após a leitura é chamado de “nuvem de pontos”. Uma tecnologia moderna, capaz de gerar diversas representações, conforme a necessidade do serviço.

Boaz demarca essa nuvem como sendo o “delineamento dos elementos presentes na realidade”.

A tecnologia permite, por exemplo, criar uma nuvem de pontos que considere somente o relevo, dispensando vegetação e outras obstáculos.

Como conhecer mais

Por ser uma tecnologia relativamente nova e em expansão no mercado, a CPE Tecnologia tem buscado ampliar o conhecimento sobre esse assunto.

O grande público pode ter acesso aos equipamentos e conferir como funcionam, na prática, em eventos denominados “Dias de Campo”.

Por ser pioneira na oferta desses produtos no Brasil, a CPE é a única empresa que oferece esse tipo de experiência.

Para mais informações sobre o laser scanner acoplado ao drone, clique na imagem abaixo e fale com um consultor especialista!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é artigo-cpe-e-arena-mrv-img2.jpg