A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês) publicou o primeiro guia de orientação do mundo para o desenvolvimento de vertiportos, a infraestrutura de solo necessária para a operação de serviços de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês).

O documento chamado Prototype Technical Design Specifications for Vertiports lista orientações para planejadores urbanos e órgãos públicos locais, além da própria indústria, para permitir o pouso e a decolagens dos eVTOLs.

Um dos aspectos acrescentados ao documento é o conceito de uma área em forma de funil acima do vertiporto, designada “volume livre de obstáculos”. Esse conceito, segundo a EASA, é mais adequado para o ambiente urbano do que os atuais heliportos e helipontos, usados por helicópteros.

O Prototype Technical Design Specifications for Vertiports foi desenvolvido pela EASA em cooperação com empresas de vertiportos e fabricantes de eVTOLs, e também de especialistas dos países membros da União Europeia. Esse documento é um passo inicial para uma normativa que a EASA está desenvolvendo com os futuros requisitos para operações em vertiportos.

“Com a primeira orientação do mundo para operações seguras de vertiportos, o objetivo da EASA é fornecer às nossas partes interessadas o ‘padrão ouro’ quando se trata de projetos de vertiportos seguros e estruturas operacionais. Ao harmonizar o design e os padrões operacionais para os vertiportos, apoiaremos a indústria europeia, que já está começando a embarcar em projetos interessantes na Europa e em todo o mundo para tornar a nova mobilidade aérea urbana uma realidade.”

Patrick Ky, diretor-executivo da EASA.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp