A editora Juspodivm anunciou o pré-lançamento da obra: “Drones, Investigação Criminal e Segurança Pública” escrita por Higor Vinicius Nogueira Jorge, Everson Aparecido Contelli e Mauro Júnior, respectivamente delegados e investigador de polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

O livro, escrito por especialistas em investigação criminal tecnológica, é considerado o primeiro escrito em língua portuguesa que aborda exclusivamente a utilização de drones na investigação criminal e em outras atividades da segurança pública e persecução criminal, sendo muito aguardado por profissionais da segurança pública.

Dentre os capítulos do livro são apresentados inúmeros casos práticos em que os mais variados tipos de drones, especialmente, Xiaomi Fimi e DJI são utilizados em atividades de segurança pública, além de doutrina, legislação e jurisprudência sobre o tema.

A obra aborda também: Uso do drone em face do tráfico de entorpecentes, Contrabando e descaminho, Sequestro, Terrorismo, Subtração de cargas, Perseguição ou acompanhamento de criminosos, Mandado de busca e apreensão, Grandes eventos, Locais de difícil acesso, Identificação, observação e acompanhamento de pessoas e veículos, Utilização em área rural, Observação em áreas pluviais etc. 

A obra pode ser adquirida no site da editora. Os autores disponibilizaram uma amostra da obra no referido endereço, bem como mais informações sobre ela.

O livro foi apresentado pelo delegado de polícia Maurício José Lemos Freire, do Serviço Aerotático da Polícia Civil do Estado de São Paulo que afirmou o seguinte: “Escolhi apresentar este livro “DRONES, INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SEGURANÇA PÚBLICA”, porque seus autores Higor Vinicius Nogueira Jorge, Mauro Roberto de Souza Júnior e Éverson Aparecido Contelli conseguiram explorar, com muita qualidade técnica e analítica, a importância da utilização das aeronaves remotamente pilotadas (RPA), popularmente conhecidas como drones, na sociedade contemporânea, dando ênfase ao seu uso na segurança pública e demonstrando a necessidade dessas novas tecnologias para a eficiência das diversas atividades policiais. As aeronaves controladas remotamente, que há pouco tempo estavam presentes apenas em filmes de ficção, constituem hoje uma inovação tecnológica que tem transformado os mais diversos setores, desde o transporte até operações de guerra, passando pelo monitoramento de vários tipos de situações, otimizando tempo, reduzindo custos e poupando vidas. É evidente que a atividade policial investigativa não pode prescindir destes equipamentos, que estão conseguindo trazer o futuro para mais perto de nós. Essa inovação tecnológica deverá se tornar uma importante ferramenta para uma melhor qualidade no sistema de inteligência investigativa policial como, também, nas operações de confronto ao crime organizado. E num futuro não muito distante, os drones ou RPA poderão substituir a presença humana em situações de grande risco para os policiais […]”. 

Sobre os autores

Higor Vinicius Nogueira Jorge

Delegado de Polícia, mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, professor concursado da Academia de Polícia na Polícia Civil do Estado de São Paulo, titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e membro da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Também é membro da Associação Internacional de Informática Forense (ASIIF), da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (Htcia) e da Associação Internacional da Polícia (Ipa – Brasil), além de professor de inteligência cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apresentou aulas nas seguintes pós-graduações: “Direito Digital Aplicado e Compliance Digital” no MeuCurso, “Compliance e Direito Anticorrupção” e “Direito Político e Eleitoral” no Complexo de Ensino Renato Saraiva (Cers), “Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados” na Escola Brasileira de Direito (Ebradi), “Direito Penal e Processo Penal” na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP (ESA-OAB/SP – Campinas), “Teoria da Decisão Judicial e Prática Processual Penal junto aos Tribunais” na Verbo Jurídico, “Inteligência Estratégica” na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Campinas e “Direito Digital e Compliance” no Damásio Educacional. Em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 foi escolhido na categoria “Jurídica” entre os melhores Delegados do Brasil pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social.  

Everson Aparecido Contelli

Mestre e doutorando em Direito pela UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Especialista em Direito Processual pelo IBDP; Especialista em Sistemas de Justiça Criminal (ACADEPOL-Academia de Polícia de São Paulo); Professor da ACADEPOL. Professor da Graduação (FAPE e REGES) e de Cursos de Especialização no Estado de São Paulo: Centro Universitário São Camilo (Pós de psicologia jurídica), MeuCurso (Pós de Direito Digital); Em Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Medicina Forense. Integrante do Grupo de Pesquisa em Constitucional, Educacional, Relações de Trabalho e Organizações Sociais – GPCERTOS da UENP. Professor Convidado da ESA-SP. Delegado de Polícia no Estado de São Paulo – Unidade de Inteligência Policial – UIP8 – Presidente Prudente. Autor do livro Acesso à Justiça Criminal e de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior.

Mauro Júnior

Bacharel em Direito, Gestão em Segurança Pública e Privada e pós-graduado em Inteligência Policial. Investigador de Polícia na Polícia Civil de São Paulo. Especialista em Investigação Tecnológica Policial. Professor da Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL). Secretário Municipal da Segurança Pública da cidade de Capivari-SP.

DroneShow Segurança

O DroneShow Segurança acontece no dia 18 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Será uma atividade gratuita para os inscritos na feira DroneShow 2022, que apresentará conceitos, tendências, desafios e experiências de uso dos drones no Brasil nos setores de segurança pública, privada e defesa civil.

O evento DroneShow 2022 será realizado de 17 a 19 de maio com 7 seminários, 9 cursos e uma feira com mais de 80 empresas do setor.

Programação

Moderador:
• Paulo Ramalho – Aeroguard

14h às 15h – Soluções para Segurança Pública usando drones

Uso dos drones na Segurança e a importância na formação dos pilotos
• Paulo Renato – Fundador da Hexafly

Formação dos pilotos para o emprego na atividade na Polícia Militar
• Cap Carlos Henrique Rodrigues Bezerra – Policial Militar do Rio Grande do Norte

Uso de drones na Segurança Pública do Estado de São Paulo
• Antônio Carlos de Jesus Ribeiro – Investigador chefe da Polícia Civil do Estado de São Paulo

15h às 16h – Soluções para Defesa Civil utilizando drones

O Emprego Profissional de Aeronaves Não Tripuladas – Um amplo horizonte
• José Humberto Vargas – Fundador da T4 Drones

Emprego das aeronaves não tripuladas nas ações de socorro e emergência desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
• Rodrigo Faillace Buxbaum – Coordenador da Coordenadoria de Operações com Veículos Aéreos não Tripulados do Grupamento de Operações Aéreas – COVANT/GOA – do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CBMERJ

Emprego das aeronaves não tripuladas nas Ações de Defesa Civil e Resposta a Desastres
• Alexandre Galvão Fernandes – 1º Ten.BM – Instrutor da Escola de Defesa Civil da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro

16 às 16h30 – Intervalo

16h30 às 17h30 – Soluções para Segurança Privada

Aplicação de Drones na Segurança: Modismo ou Sustentabilidade?
• Ademir Bertoni Júnior – Gerente Regional do Grupo GPS

Drones: um caso prático na Cidade de São Paulo – Complexo de Saúde Pública HC-FMUSP
Josué Correia Paes – Relações Institucionais em Segurança – Diretoria de Segurança Corporativa do HC-FMUSP

Projetos de Sistemas Eletrônicos e Drones, Concebidos em Privacy By Default
• Daniel Coelho – CEO e Fundador da CONSISPLUS

Mais informações: www.droneshowla.com/seguranca18mai

Receba notícias comentadas sobre Drones no seu WhatsApp