Gerar um gêmeo digital nunca foi tão fácil. Mas você sabe o que é isso? Para que serve? Quais áreas do mercado se beneficiariam com essa experiência?

Um gêmeo digital é uma cópia digital de um lugar ou objeto do mundo real. As tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina permitem a criação de gêmeos digitais, que são modelos digitais 3D dimensionalmente precisos que podem ser atualizados rapidamente para refletir as mudanças com sua contraparte física.

Nesse contexto encontra-se a Matterport®. Ela é o padrão ouro internacional de captura de espaços tridimensionais. Com uma plataforma em nuvem tudo-em-um, o usuário transforma espaços da vida real em modelos de gêmeos digitais imersivos. Muito mais do que varreduras panorâmicas, o Matterport® capacita as pessoas a capturar e conectar ambientes criando modelos 3D de espaços verdadeiramente interativos.

Isso tudo é possível utilizando a Matterport® Pro2, uma câmera com sensor 3D que permite capturar imagens 360° dos ambientes com apenas um toque, levando apenas 18 segundos por captura. Depois de capturar os dados de imagem e das dimensões da superfície, o usuário faz o upload dos dados para a plataforma Matterport® e a partir disto, todos os dados podem ser gerados de maneira automática com apenas um clique e nenhuma ou pouquíssima intervenção humana no processo graças ao Cortex™, uma inteligência artificial desenvolvida pela Matterport® para tratamento dos dados de campo em nuvem.

Dentre as possibilidades, destacam-se, a partir do mesmo projeto de campo:

  • O tour virtual 3D, que permite o usuário estar no ambiente virtualmente realizando medidas, anotações, adicionando documentos ou conteúdo multimidia a qualquer superfície capturada pelo sensor; (Acesse e conheça mais)
Figura 1: Visão “Casa de boneca”, dentro do Tour Virtual
  • A geração de um vídeo a partir do tour, onde o usuário pode, em qualquer instante, pausar o vídeo e navegar livremente no espaço, voltando a tocar o vídeo a qualquer momento; (Veja esse exemplo.)
  • Pedir a planta baixa com medições e nome dos ambientes, gerada automaticamente pelo Cortex™, a Inteligência Artificial da Matterport®;
Figura 2: Planta baixa gerada automaticamente pelo Cortex, da Matterport®
  • Gerar a nuvem de pontos completa do ambiente capturado, sem nenhum pós-processamento ou alinhamento manual, permitindo o usuário realizar modelagens;
  • Pedir o modelo BIM completo de todo o ambiente, com três níveis de detalhes;
    • Estrutural
    • Estrutural + mobília
    • Estrutural + mobília + MEP (tubulações aparentes de A/C, água, elétrica)
  • Publicar o tour virtual no Google Street View.

Tudo isso a partir de um mesmo levantamento de campo. Incrível, não?

A Matterport pode ser utilizada em sete principais tipos de aplicação diferentes. São elas:

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Tel.: (11) 3803-7070
WhatsApp: (11) 94210-4677
E-mail: matterport@guandalinibr.com

A Guandalini Posicionamento está confirmada como expositora no evento MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show 2022, que será realizado de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O apoio da Guandalini comprova a confiança da empresa no evento como agente acelerador do crescimento do mercado de Geotecnologias, Drones e Espacial.

Planta da feira:

Veja aqui todos os expositores da feira

Cursos, Seminários e Fórum

Além da feira de produtos e serviços, o MundoGEO Connect e DroneShow contará com cursos e seminários. Em paralelo acontece o fórum do SpaceBR Show, dedicado ao setor espacial.

Resumo da última edição do evento:

Mais informações:
contato@mundogeo.com
(41) 3338-7789 / 99919-1357