A Capital Rocket Team da Universidade de Brasília (UnB) está entre os expositores do evento SpaceBR Show 2022, que acontece de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A Capital Rocket Team é uma equipe de foguetemodelismo universitária da Universidade de Brasília (UnB) que participa anualmente de competições nacionais e internacionais. Atualmente, equipe é formada por 51 alunos espalhados pelos cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Software, Engenharia de Energia e Engenharia Mecatrônica da UnB. É referência em propulsão híbrida desde 2015 – ano em que teve sua fundação – e a equipe já desenvolveu cinco motores híbrido do quais três foram testados com sucesso no Chemical Propulsion Laboratory localizado no Campus Gama da Universidade de Brasília. Com participações em competições como Spaceport America Cup 2017, Competição Brasileira Universitária de Foguetes 2018, Latin America Space Challenge 2020 e 2021, a equipe acumula prêmios em propulsão híbrida, inovação tecnológica, espaço em pódios gerais e carrega a responsabilidade de ser sinônimo de excelência técnica universitária no Brasil.

Em 2020, a equipe foi selecionada para participar de um edital de fomento tecnológico promovido pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) visando o desenvolvimento do foguete experimental Boscov com apogeu estimado de 3 km. Tal foguete foi nomeado de forma a homenagear o engenheiro aeronáutico e um dos pioneiros do Programa Espacial Brasileiro: Jayme Boscov. Após pesquisas realizadas pela equipe, o projeto já possui base teórica, está em fase de aprimoramento e futura construção para possibilitar seu previsto lançamento no ano de 2023.  Desse modo, quando concluído, o Boscov será o principal foguete projetado pela equipe, porque ele conta com a aplicação de todo o conhecimento acumulado nos projetos anteriores da Capital Rocket Team. Além disso, após a validação de dados anteriores e testagens dos antigos foguetes experimentais da equipe, é possível afirmar que o projeto Boscov é bem otimizado em questões estruturais, aerodinâmicas, eletrônicas, propulsivas e de recuperação do foguete após seu lançamento.

Em agosto de 2022, a equipe participará da Latin America Space Challenge (LASC) – a qual é caracterizada por ser a principal competição da América Latina – que contará com a presença de mais de 50 equipes representando 10 diferentes países. A Capital Rocket Team terá sua participação na categoria de foguetes de motores híbridos/líquidos com apogeu de 1km e também, através da competição, visa capacitar e preparar os novos membros que entraram na equipe durante a pandemia de COVID-19 para garantir a competência necessária na participação do lançamento do foguete Boscov em 2023. Assim, através de sua participação no estande 290 do evento DroneShow, a equipe de foguetes da Universidade de Brasília busca divulgar o trabalho científico experimental e tecnológico desenvolvido pelos estudantes da UnB com a exposição dos foguetes e dos sistemas da Capital Rocket Team. Por fim, o grupo tem como principal objetivo aprimorar os métodos utilizados e garantir o alcance que o estudo universitário necessita.

O apoio da Capital Rocket Team comprova a confiança da empresa no evento como agente acelerador do crescimento do mercado de Geotecnologias, Drones e Espacial.

Planta da feira:

Veja aqui todos os expositores da feira

Cursos, Seminários e Fórum

Além da feira de produtos e serviços, o MundoGEO Connect e DroneShow contará com cursos e seminários. Em paralelo acontece o fórum do SpaceBR Show, dedicado ao setor espacial.

Resumo da última edição do evento:

Mais informações:
contato@mundogeo.com
(41) 3338-7789 / 99919-1357