A Eve, empresa da Embraer, publicou o Conceito de Operações (CONOPS) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) no Rio de Janeiro. O documento, pioneiro no Brasil, inclui dados e análises da visão, pontos de atenção e necessidades operacionais do eVTOL, da jornada do usuário e de serviços e suporte.

O conceito foi desenvolvido em cooperação com 11 parceiros estratégicos e entidades governamentais: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), EDP Brasil, Helisul, Skyports, Flapper, RIOgaleão, Universal Aviation, Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), Beacon e Atech.

A concepção do CONOPS reuniu estudos sobre aspectos que impactam o ecossistema de UAM, grupos de discussão e o período de operações de voo realizadas em novembro de 2021, conectando a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional do Galeão, simulando a operação futura com a utilização de um helicóptero.

“Todos os  participantes deste grupo de trabalho desempenham papéis fundamentais na evolução da mobilidade aérea urbana. Portanto, este documento, concebido de forma colaborativa, traz um melhor entendimento das características e desafios desta modalidade de transporte e informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável.”

Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frota da Eve.

O CONOPS está disponível no site da Eve para acesso de toda a comunidade. Sugestões e comentários sobre o documento podem ser enviados pelo e-mail contact@eveairmobility.com.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp