A Airbus e a ITA Airways assinaram um memorando de entendimento para a colaboração em Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na Itália. As duas empresas devem explorar a criação de serviços personalizados de mobilidade aérea e de soluções de zero emissão de carbono.

O acordo prevê uma abordagem conjunta para acrescentar novos atores com o intuito de viabilizar e lançar as operações de transporte de pessoas na Itália com o eVTOL da Airbus, o CityAirbus NextGen, que atualmente está em desenvolvimento.

O veículo de asa fixa conta com oito rotores movidos à energia elétrica e tem capacidade para até quatro passageiros, incluindo o piloto. De acordo com a fabricante, o CityAirbus NextGen poderá voar a uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h e terá alcance de 80 quilômetros.

“Com este acordo, nossa parceria se expande para o segmento de mobilidade aérea urbana para uma oferta mais ampla, centrada no cliente, inovadora e sustentável para nossos clientes.”

Alfredo Altavilla, presidente da ITA Airways.

A ITA Airways é a companhia aérea bandeira da Itália e foi criada em 2021. A parceria com a Airbus começou na formação da frota, com a compra de 28 aeronaves diretamente com a fabricante europeia.

“Este acordo é testemunho do forte relacionamento entre a Airbus e a ITA Airways. É uma oportunidade de alavancar nossa ambição compartilhada de pioneirismo no setor aéreo sustentável e avançar em novas soluções de mobilidade aérea para voos verticais de emissão zero em apoio às nossas cidades e comunidades no final desta década.”

Guillaume Faury, CEO da Airbus.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp