A Microsoft e a Volocopter anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver um sistema de nuvem aeroespacial na plataforma Microsoft Azure para atender aos requisitos de computação na nuvem para eVTOLs, Mobilidade Aérea Urbana (UAM) e aviação autônoma.

O Microsoft Azure dará suporte à plataforma digital VoloIQ, o sistema operacional dos serviços de UAM da Volocopter, que planeja tornar a VoloIQ no sistema padrão de UAM para todas as operações de drones e eVTOLs da companhia.

De acordo com a Volocopter, o sistema deve abranger ferramentas como reservas de passagens e comércio eletrônico, agendamento, planejamento operacional, planos de voo, monitoramento de voos, fornecimento de gêmeos digitais do espaço aéreo e registro e análise de dados dos veículos.

“Ter a Microsoft a bordo como parceira de projeto e investidora é a prova de que as soluções que a Volocopter cria, como o VoloIQ, são pioneiras e possuem um potencial de mercado notável. Estamos orgulhosos de que o Microsoft Azure seja o único a fornecer uma nuvem segura e, assim, garantir que a segurança permaneça na vanguarda de nossas operações.”

Alexander Oelling, CDO da Volocopter.

A colaboração entre as empresas começará pela garantia de que o Microsoft Azure atende às necessidades do VoloIQ. Na sequência, o Azure habilitará o suporte de voo e serviço do VoloIQ para os eVTOLs, juntamente com o suporte de infraestrutura terrestre em tempo real.

“Certamente vemos o potencial que uma plataforma de nuvem segura, robusta e eficiente pode oferecer aos operadores de mobilidade aérea aeroespacial e urbana. Trabalhando em colaboração com a Volocopter, começaremos a construir a base para um modelo comercial de nuvem aeroespacial.”

Uli Homann, VCP de Nuvem e Inteligência Artificial da Microsoft.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp