Dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR) da Força Aérea Brasileira (FAB) foram lançados nesta quarta-feira (25). Denominados Carcará I e Carcará II, eles foram lançados pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Veja abaixo o lançamento do Falcon 9 que levou os satélites:

Os satélites fazem parte do Projeto Lessonia – 1, uma constelação de satélites de órbita baixa, que visa atender as necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), bem como de agências governamentais.

Cada satélite pesa 100 kg, tem dimensão de 1 m3, são equipados com cinco painéis solares e têm potência de 300W. Eles foram contratados e adquiridos da empresa finlandesa ICEYE, em 2020, com recursos do orçamento do Ministério da Defesa.

As imagens geradas pelo setor ativo de detecção são de altíssima resolução e podem ser obtidas a qualquer hora do dia, mesmo com condições meteorológicas desfavoráveis, pois o sinal emitido atravessa as nuvens.

Elas serão usadas no apoio ao combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação de navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras.

“A região amazônica será uma das maiores beneficiadas com o monitoramento permanente e com maior precisão nas informações essenciais para decisões estratégicas. Destaco a dualidade do emprego desses satélites com aplicações militares e civis, o que reitera a histórica contribuição das forças armadas para o desenvolvimento nacional e para o bem estar da gente brasileira.”

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ministro da Defesa do Brasil.

O Projeto Lessonia integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e é executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) da FAB.

Receba notícias comentadas do setor Espacial no seu WhatsApp