O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a partir de ontem (26/5), os leitores da Revista Brasileira de Geografia (RBG) podem acessar os números antigos da publicação por meio de uma ferramenta de busca.

Todos os conteúdos das edições publicadas entre 1939 e 2006, época em que a revista era impressa, podem ser consultados a partir de palavras-chave, nome do autor ou título do trabalho. A ferramenta de busca já está disponível na página da publicação.

Para encontrar um trabalho publicado na RBG antes de 2016, era preciso consultar os índices e baixar a edição na íntegra. “O trabalho que empreendemos vai garantir o acesso imediato aos conteúdos desejados de forma muito mais rápida e fácil, agilizando a busca de artigos individuais, sem necessidade de download de edições anteriores completas”, explica a editora executiva da revista, Maria Lucia Vilarinhos.

De maneira mais fácil, os leitores podem acessar hoje artigos clássicos de grandes nomes da geografia brasileira e internacional como Aziz Ab’Saber, Orlando Valverde, Lysia e Nilo Bernardes, Fábio de Macedo Soares, Milton Santos, Bertha Becker, Roberto Lobato Corrêa, Leo Waibel, Preston James, Francis Ruelan, Emmanuel de Martonne e tantos outros que marcaram a formação do campo de estudos geográficos no Brasil.

No acervo da revista também há artigos de áreas correlatas à geografia como Geomorfologia, Climatologia, Geodésia, Cartografia e Toponímia.

“É possível encontrar facilmente os inconfundíveis desenhos a bico de pena de Percy Lau, na seção Tipos e aspectos do Brasil, para a qual ele produziu seus trabalhos, desde a 4ª edição do volume 1, em 1939, até 1965”, diz Vilarinhos. Ao ler as edições antigas, também há a possibilidade de acompanhar a evolução das legislações relativas ao território brasileiro e conhecer as notícias que retrataram eventos científicos internacionais.

De acordo com a editora, a divulgação desses eventos pela RBG foi de grande relevância para várias áreas do conhecimento e exercia um papel estratégico para as comunidades técnica e acadêmica nacionais e para a administração pública brasileira. “Os artigos, notícias, comentários e ilustrações estarão bem mais à mão a partir de agora, e não podemos deixar de mencionar o valioso acervo de fotos e mapas que acompanham artigos clássicos acerca das mais variadas regiões e paisagens nacionais”, destaca.

Sobre a RBG

Editada pelo IBGE, a Revista Brasileira de Geografia (RBG) é uma das mais antigas e respeitadas publicações técnico-científicas brasileiras, na área de Geografia e ciências afins. Com pequenas interrupções, a RBG foi publicada quadrimestralmente, por quase 70 anos, entre 1939 e 2006, sendo considerado um periódico de referência. Muitos de seus artigos abriram importantes fronteiras de conhecimento, tornando-se clássicos, tanto no país quanto no exterior. Desde 2016 o Instituto voltou a publicar a revista em novo formato – como edição eletrônica semestral. 

Com informações e imagens do IBGE

Receba notícias comentadas sobre Geotecnologias no seu WhatsApp