A Avolon, a Corporación América Airports (CAAP), a Gol, o Grupo Comporte e a Vertical Aerospace anunciaram uma parceria para explorar os requerimentos de infraestrutura para viabilizar os voos de passageiros com eVTOLs no Brasil ainda nesta década.
A parceria vai explorar e definir o design e os locais dos vertiportos, bem como a infraestrutura adicional para cumprir com requisitos para operações de eVTOLs no país. A expectativa do grupo de empresas é de que o Brasil seja um dos mercados pioneiros, especialmente pela experiência com serviços de helicópteros.
A Corporación América Airports, que conta com uma equipe dedicada para Mobilidade Aérea Avançada (AAM), já desenvolveu seu próprio conceito de vertiporto e analisou o tráfego de AAM em diversos países. Por sua vez, a Vertical Aerospace seguirá com o desenvolvimento do VX4, o eVTOL que será utilizado como base para a parceria.
A Gol e o Grupo Comporte anunciaram no ano passado a compra ou leasing de até 250 unidades do VX4 a partir da Avolon. E para viabilizar a aeronave no Brasil, já foram realizadas reuniões com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar o processo de certificação da aeronave no país.
“Temos em mãos uma oportunidade única de unir os esforços de todas as partes envolvidas para criar um ecossistema operacional sustentável e seguro para eVTOL, com zero emissões de carbono, tanto no Brasil como fora. Em constante expansão no segmento regional, a GOL tem o compromisso de incluir novas e providenciais alternativas de conectividade com este novo modal aéreo, baseado em sua já extensa malha aérea.”
Paulo Kakinoff, CEO da Gol.
“Estou muito feliz que a Vertical está nessa parceria com a Avolon, Gol, Grupo Comporte e CAAP para entregar infraestrutura crítica de eVTOL no Brasil. Foi no Brasil que eu tive a inspiração para começar a Vertical Aerospace, então é incrível ver isso se tornando uma realidade lá.”
Stephen Fitzpatrick, fundador e CEO da Vertical Aerospace.
Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana
Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp